Amigo do Artesanato: Primeira-dama entrega certificados a alunos da Unifacisa

primeira dama visita unifacisa cg foto andre lucio (11).JPG
primeira dama visita unifacisa cg foto andre lucio (12).JPG
primeira dama visita unifacisa cg foto andre lucio (13).JPG

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, participou nesta quinta-feira (17), em Campina Grande, da cerimônia de entrega do Certificado Amigo do Artesanato Paraibano a 20 alunos do curso de Arquitetura da Unifacisa, parceira do Governo do Estado na realização do 30° Salão do Artesanato, realizado no mês de junho.

Na ocasião, Ana Maria Lins destacou a importância da parceria para o evento, considerado um dos maiores já realizados, com mais de 100 mil visitantes e mais de R$ 1 milhão em negócios gerados.

Além de ceder o Museu de Arte Contemporânea (MAC) para a realização do Salão, 20 alunos de Arquitetura da Unifacisa, sob a coordenação do curso, confeccionaram a ambientação dos estandes, contemplando mais de 300 artesãos. A participação dos alunos será incluída no currículo como atividade de extensão.

A primeira-dama do Estado agradeceu, em nome do governador João Azevêdo, à direção da Unifacisa pela parceria firmada com o Programa do Artesanato da Paraíba. "A realização do 30° Salão foi um sucesso graças a parceiros como a Unifacisa. Foram mais de 100 mil pessoas que visitaram o Salão, com mais de R$ 1 milhão em negócios gerados, além de uma ampla campanha de solidariedade, com nove toneladas de alimentos arrecadadas e doadas a instituições carentes", comentou.

Já a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez, ressaltou o empenho dos alunos de Arquitetura na ambientação do 30° Salão do Artesanato da Paraíba. "A participação desses alunos na ambientação e decoração do Salão foi de fundamental importância para o sucesso do evento. Foram 20 alunos que trabalham conosco diuturnamente, e esse momento de agradecimento vem coroar todo esse sucesso", disse.

Por sua vez, a reitora da Unifacisa, Gisele Gadelha, destacou a importância da participação dos alunos de Arquitetura no projeto de ambientação e decoração do Salão do Artesanato como experiência prática. "O que nós vimos foi um trabalho espetacular. O Salão foi muito elogiado como o melhor de todos os tempos, não só pelo ambiente do Museu, mas como também pelo trabalho de nossos alunos", comentou.

Entre os alunos homenageados com o Certificado Amigo do Artesanato Paraibano, a estudante Maria Júlia Almeida não teve dúvidas ao classificar a experiência. "Foi um momento enriquecedor, que nos deu a oportunidade de compartilhar experiências, pondo em prática o que aprendemos até o momento no curso de Arquitetura", afirmou.

Sentimento compartilhado pelo coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacisa, Ricardo Araújo. "A nossa participação em um evento do porte do Salão do Artesanato da Paraíba mostra o quanto é importante para a Unifacisa participar da vida cultural do município de Campina Grande, o que nos estimula a ser parceiros do Governo do Estado", acrescentou.

O evento - A 30ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba foi realizada no mês de junho, em Campina Grande. Com o tema "Labirinto - A arte que une gerações", o Salão do Artesanato foi considerado um dos maiores já realizados pelo Governo do Estado.

Ao todo, visitaram o evento mais de 100 mil pessoas, sendo gerados mais de R$ 1 milhão em negócios, com a participação de 300 artesãos.

Durante a realização do Maior São João do Mundo, o público teve a oportunidade de apreciar, no Museu de Arte Contemporânea da Unifacisa, verdadeiras obras de arte do artesanato paraibano, confeccionadas com madeira, osso, fibra e metal, entre outras tipologias.