Notícias

Ambulatório de pré-natal de alto risco do Hospital de Catolé do Rocha inclui novo serviço de orientação para gestantes

publicado: 27/02/2024 16h41, última modificação: 27/02/2024 16h45
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp-Image-2024-02-27-at-16.29.32.png
WhatsApp-Image-2024-02-27-at-16.28.51.png
WhatsApp-Image-2024-02-27-at-16.29.09.png
WhatsApp Image 2024-02-27 at 16.29.19.jpeg

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, unidade da rede de saúde do Governo da Paraíba em Catolé do Rocha, passa a contar, a partir desta terça-feira (27), com um novo serviço no ambulatório de gestação de alto risco: a orientação sobre exercícios de alongamento e relaxamento. O ambulatório, que também oferta exames clínicos, avaliação de exames, orientação nutricional e acompanhamento da gestação, iniciou suas atividades há um mês e já atendeu 42 usuárias dos nove municípios que compõem a região.

A fisioterapeuta responsável pelo serviço, Taisa Almeida, explica que a ideia é orientar as gestantes para a prática de exercícios que podem ser feitos em casa e que ajudam muito no processo gestacional e na saúde da própria paciente. “A proposta é ensinar e orientar as gestantes sobre exercícios leves e que podem ser feitos facilmente em casa e que ajudam na circulação, proporcionam relaxamento e alongamento e tornam essa fase da gravidez mais tranquila e saudável”, esclarece.

A agricultora Joice Alexandre da Silva, de 22 anos, da cidade de Belém do Brejo do Cruz, está em sua primeira gestação e já teve quatro consultas no ambulatório de pré-natal de alto risco do hospital. Ela foi encaminhada por causa de uma hipertensão gestacional e diagnóstico de pré-diabetes. “Esse serviço tem me ajudado muito. Esse trabalho daqui é bem melhor que outros que eu fui antes. Estou sendo muito bem atendida e tenho melhorado bastante, até as dores diminuíram”, disse ela, que também elogiou a iniciativa da unidade de incluir na assistência às orientações com a fisioterapeuta. “Eu gostei bastante dos exercícios que ela passou. São fáceis de fazer e devem ajudar bastante a gente a se sentir melhor”, completou.

O serviço de pré-natal de alto risco funciona todas as terças-feiras, com agendamento prévio via Secretaria de Saúde dos municípios. No agendamento, a gestante já fica sabendo o horário e data de atendimento e, ao chegar à unidade, antes de conversar com a médica, a paciente passa por uma triagem clínica com a enfermagem que inclui pesagem, além da aferição de sinais vitais e pressão. As que quiserem ainda têm acompanhamento com dietas específicas com uma das nutricionistas do hospital, que orienta sobre a importância de uma alimentação saudável, com foco nas necessidades de quem está gestante e agora também com as dicas da fisioterapeuta, com exercícios de relaxamento e alongamento.

A implantação deste serviço está inserida no projeto de expansão da assistência da unidade, que, além deste ambulatório, também incluirá a implantação do de Endocrinologia, de Triagem oncológica e de cirurgias de cabeça e pescoço, brevemente. Desde o dia 23 de janeiro, quando o ambulatório foi inaugurado, até essa terça-feira (27), já foram atendidas no serviço gestantes das cidades de Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São Bento, Conceição, São José de Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, Paulista, Brejo dos Santos e Catolé do Rocha.