Alunos de Escola Estadual de Campina Grande conquistam 3° lugar na Olimpíada Nacional de Raciocínio da MindLab

publicado: 09/05/2019 10h40, última modificação: 09/05/2019 10h41
09_05_19 Olimpíada Nacional de Raciocínio da MindLab (2).jpeg

- Foto: Secom-PB

Os alunos do 9º ano de Ensino Fundamental da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, conquistaram o 3º lugar na Olímpiada Nacional de Raciocínio Mente Inovadora (MindLab), em São Paulo, realizado no último sábado (4). O evento busca incentivar a troca de experiências entre alunos de vários estados e conecta o aprendizado com os jogos através de uma competição saudável.

A equipe formada por quatro estudantes e um professor participou do evento na categoria ‘Escola Pública’ representando a Paraíba. Os alunos ganharam medalhas, jogos, troféus e brindes. Na etapa Nacional participaram 25 equipes e 100 alunos competidores do 7º ao 9° ano da Rede Pública.

A professora de Matemática, Larise Carmélia, acompanhou os estudantes e ficou feliz com o resultado na competição. “Participar de um evento desse nível nos faz acreditar numa educação pública de qualidade, sem contar na satisfação de poder elevar a autoestima dos nossos educandos. Acredito que estou no caminho certo. A meta é na próxima olimpíada chegar ao primeiro lugar nacional”, disse.

A Olimpíada é realizada em três fases: Regional, uma competição entre os alunos na escola; Estadual, competição de jogos on-line com equipes de outras escolas, e Nacional, realizado em São Paulo, em duas categorias: escolas públicas e privadas. Aproximadamente 270 mil alunos participam da competição desde sua etapa inicial, entre escolas públicas e privadas.

Programa Mente Inovadora – O Programa Mente Inovadora é uma proposta curricular para ser aplicada na escola pelos profissionais da própria instituição. Baseado em três pilares fundamentais:  jogos de raciocínio para simular situações d o     cotidiano; métodos metacognitivos para promover reflexão sobre atitudes e decisões tomadas durante jogo; professores mediadores que por meio de intervenções planejadas e questionamentos estimulam as reflexões dos alunos, ajudando-os no processo de transcender o que aprenderam em sala de aula para a vida.