Notícias

Alunos da Rede Estadual pré-selecionados para Parlamento Jovem Brasileiro

publicado: 09/07/2019 17h56, última modificação: 09/07/2019 17h56

Oito estudantes da Paraíba foram pré-selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2019. Destes, sete são alunos de escolas da Rede Estadual, sendo quatro de Escolas Cidadãs Integrais. A lista dos classificados foi divulgada pela Câmara dos Deputados. Os estudantes pré-selecionados participarão da seleção final, cujo resultado será divulgado no dia 6 de agosto no portal www.camara.leg.br/pjb e na fan page do PJB no Facebook, www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro

O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de Ensino Médio a vivência do trabalho dos deputados federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país. 

Este ano 27 estudantes da Paraíba enviaram seus projetos de lei de autoria própria e participaram da etapa estadual do processo seletivo. O número de vagas para deputados jovens por unidade da federação no PJB segue a mesma proporção do número de deputados federais na Câmara dos Deputados, assim, dos oito pré-selecionados na Paraíba, dois representarão o Estado no programa. 

Para se inscrever, os estudantes apresentaram um Projeto de Lei de sua própria autoria, gerando oportunidades de reflexão em sua construção na sala de aula, sobre o papel do Parlamento e a realidade que os jovens vivenciam, com a busca de conhecimentos sobre as responsabilidades de governos, organizações e cidadãos para construir alternativas de transformação dessa realidade. 

O projeto de Lei da estudante da Escola Cidadã Integral Senador Humberto Lucena, em Cacimba de Dentro, Maria Jéssica do Nascimento, fala sobre a inserção do turismo dentro da grade curricular do ensino básico. O projeto é complemento da lei 11.645/08, que regulamentaria a obrigatoriedade de aulas de turismo no ensino básico para o fortalecimento da temática ‘História e cultura Afro-brasileira e Indígena’.

“Participar do programa já é gratificante, o fato de existir um projeto onde os políticos se interessam em ouvir a voz da população por meio de um aluno de escola pública significa muito. E ter sido selecionada é mais satisfatório ainda, pois um dos ideais propostos para a melhoria da educação está tendo a oportunidade de ser vista, e fazer parte disso, já está valendo a pena”, ressaltou Jéssica.

Setenta e oito estudantes de todo o país serão selecionados e irão a Brasília para vivenciar o papel dos deputados federais, com posse e exercício de mandato como deputados jovens, e suas propostas de lei serão analisadas, debatidas e votadas por eles durante a jornada legislativa do programa que, este ano, ocorrerá de 23 a 27 de setembro. 

A lista com todos os estudantes brasileiros pré-selecionados pode ser acessada pelo link: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem.