Alunos da Rede Estadual participam de palestras e oficinas no segundo dia do Campus Academy

publicado: 17/05/2018 00h00, última modificação: 20/05/2019 14h20
campos-festival_fotos-vanivaldo-ferreira-6-270x191.jpg
campos-festival_fotos-vanivaldo-ferreira-3-270x191.jpg

Aproximadamente 400 alunos de 10 escolas com ensino integral participaram, nesta quinta-feira (17), do segundo dia de programação do Campus Academy. Eles assistiram a palestras, oficinas e debates, dos quais interagiram tirando dúvidas, para absorção dos conteúdos e obtenção de resultados satisfatórios nas maratonas e disputas. As três primeiras equipes com melhores resultados serão premiadas nesta sexta-feira (18), dia de encerramento do Campus Academy, que faz parte do Campus Festival, reconhecido como o maior festival universitário do Norte/Nordeste. O evento está sendo realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Os alunos são divididos em equipes orientadas por professores e são estimulados a desenvolverem projetos voltados para o empreendedorismo, inovação e tecnologia. Integram o grupo também 40 professores mentores das 80 equipes participantes, com cinco alunos, cada. O evento é uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Secretaria de Estado da Educação (SEE), Sebrae e organização do Campus Festival.

A secretá ria executiva de Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio, disse que desde o início do evento, na quarta-feira (16), que percebeu a forte motivação, interesse e energia dos alunos em trazerem resoluções para os desafios que eles prospectaram na sua escola, cidade ou ambiente em que desenvolvam hobbies, práticas de esportes, visando apresentar no evento. “Há uma intensa presença na concretização a partir do processo criativo que eles próprios têm, dos conhecimentos que eles trazem das escolas e que eles recebem no evento, nas dinâmicas que estão sendo propostas pelo Sebrae; com um conteúdo bastante enriquecedor e a interação dos professores no processo de mentoria dos seus times”, analisou.

Segundo a secretária, “isso faz com que os alunos possam focar na busca de soluções dos seus problemas, além da própria relação que vai sendo construída de diferentes regiões do Estado, o que demonstra que os alunos da Rede Estadual têm atitude diferente e estão buscando interagir mais com a sociedade em seu entorno, usar da melhor forma esses ensinamentos de maneira empreendedora e inovadora, trazendo soluções criativas para o Estado”, observou Francilene.

O aluno Luan Cândido Ramalho cursa o 1º ano do curso Técnico em Administração na Escola Cidadã Integral Técnica de São Bento e integra a equipe que trata do tema Sustentabilidade. O grupo está desenvolvendo projeto sobre o reaproveitamento do lixo orgânico, para ser reutilizado na geração de gás renovável e fertilizante para as plantas. “Estou absorvendo das palestras para ver como vou implementar meu projeto”, observou. De acordo com ele, esse é um evento importante e está sendo bastante proveitoso para os participantes.

A equipe do aluno Jonathan Camelo Mesquita, do 2º ano Técnico em Administração da EECIT de São Bento, está trabalhando o desafio de como melhorar a evolução do ensino, com relação à melhoria profissional, discrepâncias de níveis de ensino e carga horária, unificação do currículo, evasão escolar, como desistência e desperdício de tempo em sala de aula. Segundo Jonathan, a expectativa do evento está sendo a melhor. “Palestras acessíveis, muito importante para ajudar no curso que estamos fazendo. Superando as expectativas”, avaliou o aluno.

O professor/mentor Alexandro de Paiva Farias, da EECIT Pastor João Pereira Gomes Filho, de João Pessoa, analisou o evento como uma ótima oportunidade para os alunos desenvolverem o protagonismo. “O objetivo proposto está sendo alcançado, com temáticas adequadas, palestras, conseguindo atrair a atenção dos alunos, interagindo participando. A mensagem está chegando compreensível até eles”, destacou o professor.

A formação dos times e a escolha dos desafios tiveram início nas salas de aula e laboratórios das próprias escolas já no começo do período letivo de 2018. Os professores mentores da rede estadual tiveram ainda acesso a conteúdos e práticas de educação empreendedora por meio da parceria com o Sebrae.

Ao final desta edição piloto, espera-se a consolidação de uma plataforma que reúna metodologia, conteúdos e práticas para formação empreendedora de alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, sempre com foco na melhor inserção produtiva e inovativa dos jovens.