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Alunos da Escola Estadual Daura Santiago fazem visita ao Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal da Paraíba
Alunos da Escola Cidadã Integral, Técnica Daura Santiago Rangel (ECIT Daura Rangel), do bairro José Américo, em João Pessoa, fizeram uma visita ao Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal do Estado da Paraíba, sede dos quatro órgãos que compõem o Gaesf (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária).
A visita fez parte do encerramento do projeto de educação fiscal intitulado “Na Paraíba tem Combate à Sonegação Fiscal? Tem, Sim Senhor”, desenvolvido pela ECIT Daura Rangel sob a coordenação da professora de Sociologia Acsia Lino. O projeto, que foi trabalhado na sala de aula e no Instagram @combateasonegacaopb, teve como objetivo trabalhar com os alunos do ensino médio da escola estadual, de forma pedagógica, o conceito de sonegação fiscal, as diferenças entre corrupção e sonegação, as consequências maléficas da sonegação e, sobretudo, que há órgãos competentes de combate à sonegação fiscal no Estado e que o cidadão pode contribuir no enfretamento dessa chaga na sociedade.
O Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal foi o local escolhido pela Ecit Daura Santiago para concluir o projeto de educação fiscal. O prédio abriga instituições como a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), o Ministério Público do Estado (MP-PB), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os quatro órgãos integram o GAESF, criado para trabalhar especificamente no combate à sonegação fiscal e, mesmo com poucos anos, já tem resultados exitosos, sendo considerado por outros Estados uma referência no combate à sonegação.
PROJETO COM TEMA RELEVANTE –– A promotora de Justiça e coordenadora do GAESF, Renata Luz, considerou a visita da professora junto com os alunos da ECIT Daura Santiago à sede do GAESF “algo muito valioso. Tivemos a oportunidade de discutir e disseminar a consciência da cidadania fiscal com a classe estudantil que é de fundamental importância. Mesmo falando de sonegação fiscal, que é um tema ainda árido para trabalhar com adolescentes, sentimos o interesse dos alunos em ouvir e discutir. Sabemos que a escola é uma formadora de opinião e o projeto da ECIT Daura Santiago é muito relevante e precisamos estimular. O GAESF vai começar um trabalho também de disseminação nas escolas sobre o trabalho de cidadania fiscal e a ECIT Daura Santiago será a primeira a ser visitada, pois se antecipou para trabalhar o tema de sonegação. Nessa tarde, tivemos prazer e a oportunidade de receber esses alunos para explicar de forma detalhada como as instituições, que formam o GAESF, trabalham de forma conjunta para combater a sonegação fiscal e foi de muita aprendizagem”, comentou.
SURPREENDERAM POSITIVAMENTE – Para a delegada de Crimes contra a Ordem Tributária, Karina Torres, “os estudantes da ECIT Daura Santiago surpreenderam positivamente. Eles demonstraram interesse pela educação fiscal, fizeram perguntas como se universitários fossem, indo além do tema sonegação fiscal. Folgo em saber que essa nova geração possui jovens sérios, estudiosos e conscientes da importância deles para a construção de um país melhor”, destacou Karina, que fez a apresentação do GAESF aos alunos no auditório.
O gerente executivo de Combate à Fraude Fiscal da Sefaz-PB, Francisco Cirilo Nunes, que integra o GAESF, parabenizou à ECIT Daura e à professora de Sociologia por ter desenvolvido o projeto junto aos alunos com foco no combate à sonegação.
ATIVIDADE INOVADORA NA EDUCAÇÃO – “A Escola ECIT Daura Santiago, no bairro José Américo, desenvolve um projeto pioneiro e fantástico sobre o combate à sonegação fiscal. Vejo como uma atividade inovadora na educação básica ao abordar esse tema que nos deixa muito felizes enquanto auditores fiscais e integrantes do GAESF. Sabemos que o apoio do cidadão e a participação da sociedade no combate à sonegação fiscal são fundamentais para combater essa chaga tão ruim que causa tanto males à população em geral, pois a sonegação promove prejuízo aos cofres públicos, dificultando investimento nas áreas públicas essenciais como educação, saúde e segurança, mas também fere a concorrência mais leal no mercado, pois o bom pagador de imposto e o mau pagador de imposto. Por isso, essa atividade inovadora dessa escola nos deixa bastante felizes porque esse é o caminho. Quanto mais a sociedade se envolver e se integrar com o Fisco Estadual e ao GAESF para combater a sonegação, mais recursos públicos virão para os cofres públicos e, consequentemente, para a sociedade, por meio dos serviços públicos e políticas públicas. Que a ECIT Daura seja inspiração para outras escolas”, elogiou Cirilo.
DAR VISIBILIDADE AO GAESF – Para a professora de Sociologia da ECIT Daura Santiago, Acsia Lino, que coordena o projeto, a ida para a sede do GAESF para encerrar o projeto foi “na verdade uma aula de campo na área de cidadania fiscal para mostrar, na prática, que a Paraíba tem órgãos competentes e que fazem um trabalho exitoso no combate à sonegação, como é o caso do GAESF. O próprio nome do Projeto quis enfocar isso. Na visita, os alunos tiveram a oportunidade pela primeira vez de ficarem frente a frente com autoridades públicas na área de combate à sonegação fiscal do Estado para fazerem perguntas e tirarem dúvidas. Melhor ainda: saber que cada cidadão pode ajudar o GAESF no combate à sonegação e que isso pode trazer benefícios à sociedade paraibana”, avaliou.
Segundo a professora, “quase todos os dias são noticiadas na mídia as operações sobre a corrupção. Contudo, o projeto “Na Paraíba tem Combate à Sonegação Fiscal? Tem, Sim Senhor” trabalhou, pedagogicamente, outro crime tão nocivo à sociedade quanto o da corrupção, que é o da sonegação fiscal, que impede também de chegar mais recursos para as políticas públicas de educação, saúde e segurança e para aqueles que mais precisam. Muitos alunos ainda desconheciam que sonegar é um crime grave que traz consequências para toda a população, pois impede que mais recursos cheguem aos cofres públicos”, relatou a professora, que trabalhou os conceitos de combate à sonegação explorando a criatividade dos alunos, por meio das artes, da confecção de cartazes, produção, por exemplo, de um dominó com palavras chaves de combate à sonegação, além de uma série de publicações em vídeos criativos e de depoimentos de autoridades no Instagram com perfil do projeto @combateasonegacaopb e culminando com a visita à sede do GAESF.
EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA – Para a estudante do 3º ano do ensino médio da ECIT Daura Santiago, Larissa Raiane, “a minha experiência com o projeto tem sido maravilhosa. O tema de sonegação fiscal não é algo muito discutido, então acompanhar e participar do projeto tem me proporcionado muito conhecimento, além de ter a oportunidade de fazer uma visita ao Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), onde pude entender melhor o que é o grupo, como ele atua, e o quão é importante para a sociedade”, destacou.
SONEGAÇÃO SEM TOLERÂNCIA – Já o estudante Matheus Antonino, do 2º ano do ensino médio, destacou na visita o debate com as autoridades como a promotora e a delegada de crimes contra a ordem tributária. “Acho muito importante para nós jovens estudantes e adolescentes sabermos a importância dos malefícios que a sonegação fiscal provoca, como bem explicitado para nós pela promotora Renata Luz. Não podemos aceitar um país como o nosso de tantas necessidades ser tolerante com a sonegação, pois os impostos servem para a melhoria de calçadas, escolas, nas áreas de saúde e entre outras. Participar desse debate foi muito importante para mim, e seria ótimo se mais jovens da minha idade tivessem acesso a uma conversa tão informativa quanto foi que eu tive com as autoridades do GAESF”, afirmou.
CAMINHO PARA A CONSCIÊNCIA – O estudante Fábio Henrique Arantes, do 1º ano do ensino médio, disse que a visita ao GAESF complementou de forma prática a compreensão sobre os malefícios da sonegação. “Os primeiros estudos sobre a sonegação foram com a professora Acsia, ao participar das atividades do projeto “Na Paraíba, Tem Combate à Sonegação Fiscal? Tem, Sim Senhor”, mas a ida ao Núcleo do GAESF e a conversa com as autoridades abriu mais ainda a minha mente, pois tirei as minhas dúvidas. É uma experiência bacana para todo estudante. Esse é o caminho para tomar consciência e o projeto combinou teoria e prática, pois entendi os malefícios da sonegação, que é um tema muito importante para ser discutido nas escolas públicas”, opinou.