Notícias

Alunos da Educação de Jovens e Adultos têm aulas remotas e matrículas seguem abertas

publicado: 09/09/2020 14h28, última modificação: 09/09/2020 14h34

Aulas pelo Google Classroom, TV Paraíba Educa, Aplicativo Paraíba Educa, redes sociais e entrega de atividades impressas são também uma realidade de ensino para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Paraíba. A estratégia pedagógica foi adotada como medida preventiva à disseminação da Covid-19, seguindo o Regime Especial de Ensino da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). 

Sendo uma modalidade que promove o aprendizado a partir da necessidade do aluno, a EJA é destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino de nível básico na idade regular. E para dar oportunidade a todos de concluir os estudos no Ensino Fundamental e Ensino Médio, a Rede Estadual oferta a modalidade em três formatos: Presencial, Semipresencial e Prisional.  

 Na Paraíba, 460 Escolas Estaduais ofertam a modalidade EJA, sendo nove escolas destinadas para o curso EJA semipresencial, que são divididas em seis Gerências Regionais de Ensino: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Catolé do Rocha, Cajazeiras e Sousa. As matrículas para o curso semipresencial podem ser realizadas durante todo o ano letivo e não há limite de vagas. No ano de 2019 foram matriculados aproximadamente 5.103 alunos nesse formato de curso. 

EJA Semipresencial - Diferente da EJA presencial, o curso semipresencial é uma alternativa para jovens e adultos que não dispõem de tempo para frequentar a escola em horário exclusivamente presencial, dando a oportunidade de ingressarem e darem continuidade a seus estudos a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo é atender a disponibilidade de tempo de cada aluno, respeitando a condição do estudante trabalhador. A modalidade substitui o antigo supletivo.

Em João Pessoa, as escolas que oferecem a modalidade EJA semipresencial são: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônia Rangel de Farias; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de EJA Professor Geraldo Lafayete e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Débora Duarte.

Os cursos semipresenciais da EJA são organizados em Unidades Formativas, com tempos pedagógicos alternados. Normalmente, o processo pedagógico não acontece no formato de aulas tradicionais com turmas exclusivas, porém o atendimento aos estudantes se desenvolve durante plantões pedagógicos com orientações especificas para os dois momentos: presenciais na escola e não presenciais, desenvolvidos em ambientes externos e virtuais de forma sequencial.

Mas, por causa da pandemia do Covid-19, as atividades estão sendo realizadas unicamente de forma remota, atendendo as normas de segurança sanitária e visando ao cumprimento do currículo, com alternativas metodológicas que se adequem à realidade dos estudantes jovens e adultos, respeitando o tempo, os ritmos e condições de aprendizagens e garantindo o cumprimento da carga horária estipulada nas diretrizes vigente.

Aulas remotas - A SEECT, no âmbito da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA) vem realizando ciclos de acompanhamento pedagógico com todas as escolas que ofertam o curso semipresencial com aulas remotas.  Essa ação é elaborada junto aos gestores, professores e coordenadoras pedagógicas representantes das escolas que integram o Grupo de Trabalho (GT) da EJA semipresencial, coordenado pela GEEJA da Secretaria. 

Segundo a gerente operacional da GEEJA, Célia Varela Bezerra, “o grande desafio é promover a aprendizagem nesse contexto de ensino remoto em tempos pandêmicos, porque as formas como os estudantes da EJA aprendem, fortalecem o vínculo e engajamento deles com a escola, sobretudo nesse cenário de urgência”. 

Para isso, foi realizado um diagnóstico, avaliando cinco pontos: a comunicação - qual o canal de escuta e interação com os estudantes a escola promove; a realização do diagnóstico da comunidade escolar; elaboração do plano de estratégias curriculares que venham atender às necessidades do discente; o acesso dos estudantes às múltiplas estratégias de ensino remoto e o acompanhamento pedagógico do percurso do estudante nessas trilhas de ensino remoto, considerando o ritmo de aprendizagem de cada um, respeitando todos os princípios que estrutura a EJA semipresencial. 

Experiências - Para o professor Antonio Formiga, da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Gadelha, em Sousa, esta é uma nova experiência. “Devido à pandemia, estamos encontrando nas dificuldades uma forma positiva para alcançar os estudantes, evitando a evasão escolar; ofertando os conteúdos e atividades e fortalecendo os vínculos por meio de comunicação nas redes sociais”, contou.

Em Patos, na Escola Cidadã Integral Monsenhor Manuel Vieira, a coordenadora pedagógica Romselly Dias, junto com a equipe de professores, organizou na plataforma Google Classroom atividades pedagógicas. “Os estudantes recebem as atividades via e-mail, whatsapp ou impressa, têm um prazo de sete dias para devolver a atividade para correção. Organizando dessa maneira, esperamos que boa parte dos estudantes da EJA Semipresencial possam concluir suas atividades até o final do ano letivo”, falou a coordenadora.

Para o professor Álvaro Mamede, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Manoel Mangueira Lima, em Cajazeiras, a mudança proporcionou crescimento profissional. “O interessante é que o nosso compromisso profissional está sendo assumido, com o propósito de se considerar a existência de um grande desafio que é contribuir para que todos os alunos tenham a oportunidade de concluir os dois níveis de ensino, Fundamental e Médio, e possam escolher entre as diversas possibilidades de vida futura através do Projeto EJA semipresencial”, disse.

Alunos – O estudante do curso semipresencial Edilson Souza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Manoel Mangueira Lima, em Cajazeiras, ressalta que “aderir ao ensino remoto durante a pandemia foi essencial, pois não ficamos parados no processo de aprendizagem. Através das plataformas, fazemos leituras, recebemos atividades e podemos tirar dúvidas com os professores”.

A aluna Renata Cristina Diniz, do curso semipresencial da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Débora Duarte, em João Pessoa, está conseguindo se adaptar aos novos métodos de aprendizado. “Tenho um computador em casa, separo as tardes para estudar, vejo as atividades e indicações de leituras que os professores passam no site e, quando tenho dúvida, falo com eles. Não estou trabalhando por causa da pandemia, mas ela não tirou a oportunidade de estar estudando e realizando o meu objetivo que é concluir os estudos”, disse a estudante.

Os estudantes que desejam se matricular no curso EJA semipresencial podem procurar a escola que oferta a modalidade em cada Gerência.

GRE

MUNICÍPIO

ESCOLA

CONTATOS

 

 

 

 

João Pessoa

EEEFM Antônia Rangel de Farias 

 (083) 9.9929-4277 e 9.9629-7290

 (83) 4218-4013/ (83) 3225-6915

EEEFM de EJA Professor Geraldo Lafayete

(83) 9.9667-0442         email: escolageraldolafayettebezerra@gmail.com

EEFM Débora Duarte

 

9.9869-0794 / 9.9931-8685/ 9. 8829-6614

Mari

EEEFM Augusto dos Anjos

9.9836-8631/ (83) 9.9858-3875/ 

9.9624-3155patrisia.delgado0800@escola.pb.gov.br

augustoodosanjos@live.com

 

Campina grande

Centro de Formação de Campina Grande - ENE Pe Emídio Viana Correia

9.8831-0687

 

ejasemipresencialcg@gmail.com

Patos

ENE Dom Expedito Eduardo de Oliveira;

9.9863-1073

escmonsvieira@gmail.com

Catolé do Rocha

Escola Estadual de Ensino  Infantil e Fundamental e  Médio Joao Suassuna

(83) 9.9906-0122

patriciaprof15@hotmail.com

(83) 3441-1465

franciskogsilvaejapb@gmail.com

Cajazeiras

EEEFM  Manoel Mangueira

(83) 9.9311-1152

ejatecesemipresencialcz@gmail.com

10ª

Sousa

EEEF André Gadelha.

Coordenadora Edilene

 (83) 9.9161-6371

escolaandregadelha2020@gmail.com