Agricultores familiares de São Domingos produzem hortaliças e frutas com assistência da Empaer

publicado: 28/02/2022 09h46, última modificação: 28/02/2022 09h46

As ações da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, estão garantindo a melhoria da qualidade de vida e aumento da renda para as famílias agricultoras que vivem na Paraíba.

No município de São Domingos, região administrativa da Empaer de Pombal, onde os irmãos Walter e Valdir Queiroga trabalham com culturas de subsistência e olericultura, 20% da produção dos dois é comercializada para os mercados vizinhos e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Entre os produtos cultivados, que rendem em torno de 10 toneladas por ano estão abobrinha, alface, beterraba, beringela, coentro, cebolinha, couve-folha, pimentão, tomate, salsinha, quiabo, batata doce, feijão verde, feijão seco, jerimum, macaxeira, milho verde, banana, melancia e mamão.

Otimistas, os irmãos agradecem os resultados de colheita alcançados em sua unidade produtiva e destacam o trabalho dos extensionistas. “Queremos agradecer à Empaer e aos extensionistas, especialmente ao Manoel Messias, que está sempre junto, orientando, tirando dúvidas, ensinando a gente trabalhar mais do que já sabemos”. Segundo eles, a presença do extensionista rural é importante “pois é ele quem contribui para melhorar as condições de vida no campo e diminuir as desigualdades sociais, com tecnologia e informações para nós agricultores”, disse

Sob supervisão do gerente regional da Empaer em Pombal, Leonar de Souza, os trabalhos da Comunidade Umari, além do extensionista Manuel Messias, tem assessoramento da extensionista social Maria da Paz, e dos extensionistas da área econômica Alberto Sampaio e Inácio Marinho.

A terra trabalhada pelos irmãos Queiroga é arrendada, mas eles estão empenhados na busca de um imóvel rural para comprar, por meio de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário Terra Brasil.  Leonar informou que, tão logo adquiram o imóvel, a proposta técnica de financiamento será elaborada pelos extensionistas.

O Presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, atribui esse bom momento da extensão rural ao desempenho da empresa, trabalhando em favor das famílias agricultoras com o apoio do Governo do Estado, o que tem ajudado a desenvolver políticas e programas que capacitam e profissionalizam o produtor rural a sobreviver e a se impor com seus produtos de forma sustentável em toda a Paraíba.