Notícias
Agricultores de Esperança criam cooperativa e participam de chamada pública para venda ao PNAE
As 26 famílias agricultoras integrantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Esperança (Coafe), que iniciam as atividades assistidas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), comemoram a possibilidade de comercialização de produtos para a Prefeitura Municipal de Esperança, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no valor de R$ 363 mil.
As propostas de viabilidade econômica que permitem à Cooperativa participar da chamada pública do PNAE de Esperança foram elaboradas pela equipe de extensionistas Gilvan Salviano, João Paulo Macêdo, Justino Viera e Romero Bento, da Gerência Operadora de Esperança, que integra a Gerência Regional de Areia.
Coafe - A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Esperança foi criada a partir da demanda de um grupo informal das 26 famílias agriculturas. O grupo produz frutas e hortaliças, principalmente laranja e banana. Toda a comercialização é para mercados institucionais e centros de comercialização, como Ceasa e feiras da agricultura familiar da região.
Após solicitação, a Empaer elaborou para a Cooperativa o CAF Jurídico (Cadastro da Agricultura Familiar) e um projeto de venda para o PNAE do município de Esperança, o que possibilitou a comercialização para a prefeitura local.
Na inauguração da Cooperativa, estiveram presentes o coordenador estadual do Procase, Nivaldo Magalhães, extensionistas que acompanham os trabalhos dos produtores rurais, agricultores e convidados. A instalação da Coafe teve o apoio da Empaer e parceiros como Procase, Prefeitura Municipal de Esperança e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança.