Notícias

Agricultores de Alcantil conhecem família agricultora modelo em Santa Cecília

publicado: 02/04/2019 10h31, última modificação: 02/04/2019 10h32
02_04_19 Agricultores de Alcantil conhecem família agricultora modelo em Santa Cecília (4).jpg

- Foto: Secom-PB

Agricultores familiares do município de Alcantil, localizado no Cariri paraibano, conheceram as atividades agropecuárias do agricultor José Correia Barbosa, do Sítio Maniçoba, em Santa Cecília, considerado modelo pela correta aplicação das tecnologias.

Orientados pelos extensionistas da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, os agricultores de Alcantil voltaram para suas comunidades rurais confiantes de que usando corretamente as tecnologias, é possível obter bons resultados, a exemplo do que ocorre com José Correia.

No Sítio Maniçoba, os agricultores tomaram conhecimento de como funciona um biodigestor e o fogão ecológico. “São tecnologias ecologicamente corretas que ajudam a conservar o meio ambiente e barateiam os custos de produção”, comentou o engenheiro agrônomo Ailton Santos, que acompanha a família.

Os agricultores de Alcantil também conheceram outras ações existentes na propriedade, como barragem subterrânea com suas inúmeras vantagens. Assistiram a uma demonstração do uso e conservação de forragem, a exemplo da fenação e a ensilagem, técnicas feitas com plantas nativas da região, como maniçoba.

A avicultura praticada pela família de José Correia foi outra atividade que chamou a atenção dos visitantes. A criação de galinha caipira proporciona uma renda extra.

Na propriedade de 20 hectares de terra herdada de seus pais, lugar onde sempre viveu, José Correia trabalha com uma variedade de culturas, cria gado leiteiro, galinha alternativa, porcos, além de cultivar um quintal produtivo onde retira fruteira e hortaliças para o consumo da casa.

Sua principal atividade é a pecuária leiteira, transformando 100% do leite em queijo de coalho, em uma atividade artesanal que envolve toda a família. A produção é comercializada no Programa de Alimentação Escolar (PNAE), na feira das cooperativas que acontece toda quinta-feira no pátio do escritório regional da Empaer em Campina Grande e todos os sábados na feira livre da cidade de Surubim, em Pernambuco.

Além da bovinocultura, a família desenvolve a avicultura caipira, que também comercializa no PNAE municipal. Outra atividade executada é a suinocultura. A carne produzida é comercializada na sede do município e outras cidades da vizinhança. “A nossa principal atividade é a pecuária”, disse José Correia.

Em período de inverno, ele cultiva milho, sorgo forrageiro e mandacaru sem espinhos, que são usados na alimentação animal. A família faz uso da conservação de forragem, utilizando a prática de ensilagem e a fenação. Nessas práticas são usadas plantas nativas, a exemplo da maniçoba, que até pouco tempo era tido como praga entre os criadores, mas depois de um trabalho de conscientização, feito pelo escritório da Empaer em Santa Cecília, essa cultura começou a ser vista como uma importante fonte de alimentação para os animais.