Agevisa reprograma para o primeiro trimestre de 2019 o curso sobre dispensação de medicamentos

publicado: 09/12/2018 23h00, última modificação: 17/05/2019 16h01

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária reprogramou para o primeiro trimestre de 2019 o Curso de Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos, que será realizado na sede da própria Agevisa, à Avenida João Machado, nº 109, 1º andar, no Centro de João Pessoa/PB. A decisão foi anunciada pelo diretor-técnico de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia da Agevisa, Ailton Cesar dos Santos Vieira, e teve por base a grande carga de trabalho que marca o final e o início dos exercícios administrativos, notadamente no que se refere à avaliação das ações realizadas e o planejamento das ações a realizar.

A inscrição ficará suspensa até a definição da nova data da Capacitação. Depois, a ficha de inscrição será disponibilizada na página eletrônica da Agevisa (www.agevisa.pb.gov.br) para ser impressa, preenchida e encaminhada à Agevisa/PB por meio do endereço eletrônico inscricoes@agevisa.pb.gov.br juntamente com cópia digitalizada da Carteira Profissional emitida pelo Conselho Regional de Farmácia da Paraíba ou documento que comprove vinculação do farmacêutico ao CRF/PB.

Com uma oferta de 40 vagas (que serão preenchidas estritamente por ordem de chegada), o curso terá mantida a carga horária de oito horas e será destinado aos profissionais farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias em atividade no território paraibano.

O que é dispensação – Conforme Cesar Vieira, entende-se por dispensação de medicamentos o ato de fornecer produtos farmacêuticos ao paciente acrescido de todas as informações necessárias ao seu uso racional, a exemplo da ocorrência de possíveis efeitos adversos, interações medicamentosas, cuidados no armazenamento e descarte adequado.

“Trata-se de uma atribuição exclusiva do profissional farmacêutico que se constitui como atividade estratégica no cuidado com a pessoa humana, pois complementa o atendimento iniciado no serviço de saúde e estabelece o elo entre o que o profissional de saúde prescreveu e a cura da patologia diagnosticada”, explica.