Notícias

Agevisa entrega Declaração que atesta alta adesão do Trauma de CG às práticas de segurança do paciente

publicado: 16/09/2021 16h07, última modificação: 16/09/2021 16h07
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Certificação do Hospital  de Trauma de CG (01).jpg
Vívian Lopes em evento no Trauma de CG (01).jpg
Geraldo Moreira em evento no Trauma de CG (01).jpg
Geraldo Moreira, Vívian Lopese Geraldo Medeiros com dirigentes do Trauma de CG (01).jpg

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária entregou, nessa quarta-feira (15), Declaração emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária atestando a alta adesão do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande às práticas de segurança do paciente estabelecidas na Resolução de Diretoria Colegiada RDC) n° 36/2013/Anvisa e, assim, passa a fazer parte do seleto grupo de hospitais do Brasil com a mais alta classificação. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

No ato da entrega da certificação, o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira, reafirmou a importância do preenchimento anual pelos serviços de saúde do Formulário de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente salientando que é através desse instrumento que se viabiliza o processo de avaliação, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, das práticas de segurança do paciente desenvolvidas em todo o território nacional.

“As informações decorrentes desse processo são importantes para que se tenha o conhecimento real do quadro de segurança do paciente no Brasil. Dessa forma, pode-se identificar com maior eficiência os pontos positivos e negativos e, assim, adotar as medidas que se fizerem necessárias para o aperfeiçoamento e fortalecimento das Políticas de Saúde Pública no País”, enfatizou. E acrescentou: “A alta adesão às práticas de segurança do paciente conquistada pelo Hospital de Trauma de Campina Grande corresponde a um ganho importante para toda a rede de saúde do Estado”.

Avaliação nacional – Conforme a coordenadora estadual de Segurança do Paciente da Agevisa, Vivian de Oliveira Lopes, desde o ano de 2016, a Anvisa promove anualmente a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva. Esse trabalho é realizado em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente das Vigilâncias Sanitárias (NSP VISA) de todo o País, 

Tal iniciativa tem base no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde - Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente, publicado pela Anvisa no ano de 2015, que dá ênfase à gestão de riscos, ao aprimoramento da qualidade e à aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

A avaliação e monitoramento das práticas de segurança do paciente consideram o atendimento a 21 indicadores de estrutura e processo que incluem mais de 45 itens que precisam ser comprovados e anexados. Por meio desse processo, que é realizado pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), formado pela Anvisa e pelas Vigilâncias Sanitárias dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, analisa-se a conformidade dos serviços de saúde com UTI aos indicadores de estrutura e processo (práticas de segurança do paciente) enviados pelos hospitais participantes.

“De acordo com a observância às práticas de segurança do paciente, os serviços com leitos de UTI são classificados em três grupos: Conformidade alta (67% - 100% de conformidade aos indicadores de estrutura e processo); Conformidade média (34% - 66%), e Conformidade baixa (0% -33%)”, explicou a coordenadora estadual de Segurança do Paciente da Agevisa/PB.

Sobre a Declaração da alta adesão conferida ao Trauma de Campina Grande, Vívian Lopes lembrou que o hospital já havia conquistado esse título em ano anterior e explicou que o diferencial nesta última avaliação foi que a instituição de saúde conseguiu fechar a adesão de 100% às práticas de segurança do paciente, o que a incluiu num seleto grupo de hospitais do Brasil com a mais alta classificação.

Hospital seguro – Na presença do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, do diretor Geraldo Moreira, da Agevisa/PB, e da coordenadora estadual de Segurança do Paciente da Agevisa, Vivian de Oliveira Lopes, realizou-se o lançamento do projeto “Juntos fazemos um Hospital Seguro”, desenvolvido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Segundo os idealizadores, a iniciativa tem por objetivo prevenir os eventos adversos por meio da participação de todos os colaboradores, priorizando-se também a inclusão dos familiares e acompanhantes no cuidado com os pacientes.

Conforme a gestora de Segurança do Paciente, Talita Costa Falcão, as orientações serão transmitidas verbalmente e também através da distribuição de cartilhas informativas contendo as seis metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a proteção do paciente (“identificação correta dos pacientes”, “comunicação efetiva”, “segurança de medicamentos de alta vigilância”, “segurança das cirurgias”, “redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde” e “prevenção de complicações decorrentes de quedas”).

Durante o evento, a psicóloga e integrante do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar, Francilene Araújo de Morais, destacou a humanização como elemento essencial na assistência ao paciente que deve ser levado em consideração por todos os que fazem parte da unidade hospitalar. O ambiente humanizado, segundo ela, faz com que os usuários se sintam seguros e acolhidos durante o período de tratamento, além de promover a interação dos mesmos com a equipe interdisciplinar.