Agentes penitenciários participam de campanha de doação de sangue

publicado: 26/06/2018 00h00, última modificação: 14/05/2019 11h04
secretario-e-agentes-penitenciarios-doam-sangue_foto-carol-16.jpg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) iniciou as atividades da Semana do Agente Penitenciário. Nesta terça-feira (26), a programação contou com uma campanha de doação de sangue. Dezenas de agentes e o próprio secretário titular da Seap, Sérgio Fonseca de Souza, compareceram ao Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, para o ato de salvar vidas. Dia 28 é o Dia do Agente Penitenciário, as atividades vão ocorrer até 5 de julho.

“A Seap mobiliza os agentes penitenciários numa campanha voluntária de doação de sangue e o cadastro no Registro Nacional de Doares de Medula Óssea em todas as regiões da Paraíba. Doar sangue é um ato de solidariedade e os agentes penitenciários do Estado têm esse compromisso com a sociedade e, dessa forma, as pessoas podem ver o valor e compromisso dessa categoria com os paraibanos”, destacou o secretário Sérgio Fonseca. O gestor avalia que os agentes poderão se tornar doadores regulares durante o ano.

O secretário reiterou ainda a importância dos agentes também participarem dos seis cursos ofertados pela Seap, por meio da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB), na Semana do Agente Penitenciário. Os cursos e toda a programação estão disponíveis no site www.egepen.pb.gov.br.

Os agentes participam da campanha até o próximo dia 30, no Hemocentro de João Pessoa, no Hemocentro Regional de Campina Grande e nos hemonúcleos de Patos, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Piancó, Itaporanga, Monteiro, Princesa Isabel, Picuí, Guarabira e Agência Transfusional de Itabaiana.

A secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, agradeceu pela iniciativa. “É muito importante essa parceria, a gente fica muito grato com a iniciativa da Seap em trazer os agentes, especialmente dentro de sua semana comemorativa, marcando com este ato da doação de sangue”, destacou. A secretária ainda aproveitou para convidar os servidores das demais secretarias de estado a seguirem a iniciativa da Seap.

O secretário Sérgio Fonseca e o secretário executivo da Seap, João Paulo Ferreira Barros, destacam que a mobilização dos agentes ocorre em todo estado e, ainda pela manhã, eles puderam observar, por fotos, agentes penitenciários doando sangue nas cidades do interior, incluindo Campina Grande e unidades prisionais do Sertão.

A Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão mobilizou nove mulheres agentes penitenciárias na campanha da doação de sangue. Todas compareceram nesta manhã ao Hemocentro, inclusive a diretora da unidade, Cíntia Almeida, que se cadastrou com outras agentes no Registro Nacional de Doares de Medula Óssea – REDOME.

“Hoje não pude doar sangue, mas me habilitei ao cadastro para doação de medula óssea e aconselhamos às demais agentes a fazerem o mesmo”. No dia 18 passado houve uma palestra na penitenciária feminina para sensibilizar os agentes sobre a importância da doação, um gesto de solidariedade.

O agente penitenciário e diretor da Penitenciária de Psiquiatria Forense, Rogério Gominho, já é doador de sangue e mais uma vez se dispôs a contribuir para ampliar o estoque do Hemocentro. “A gente sempre chama dos colegas para participar da campanha de doação. Nestes momentos festivos, aumenta a demanda por sangue, mas qualquer época é propícia à doação e a Seap teve uma oportuna iniciativa na semana do Agente Penitenciário”.