Notícias

Aesa promove capacitação gratuita “Interpretação de Informações Meteorológicas, Hidrológicas e de Qualidade de Água”

publicado: 03/08/2021 16h07, última modificação: 03/08/2021 16h07

Estão abertas as inscrições para a capacitação gratuita “Análise e Interpretação de Dados e Informações Meteorológicas, Hidrológicas e de Qualidade de Água”, promovida pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O minicurso será realizado ao vivo pela internet na próxima terça-feira (10), das 14h às 18h, e na quarta-feira (11) das 8h às 12h. Para se inscrever basta o interessado preencher o formulário disponível no site aesa.pb.gov.br .

Na terça-feira (10), serão abordados os seguintes temas: meteorologia, aplicações e conceitos; análise de dados e informações meteorológicas; sistema de monitoramento da Sala de Situação da Aesa; interpretação de informações meteorológicas na previsão do tempo (imagens de satélite e radar, campos atmosféricos e modelagem numérica de tempo); e acompanhamento da seca na Paraíba. As aulas sobre tempo e clima serão ministradas pela doutora em meteorologia, Carmem Becker, e pela mestre em meteorologia Marle Bandeira, ambas meteorologistas da Aesa. 

Na quarta-feira (11), serão apresentados: aspectos gerais da hidrologia; ciclo hidrológico; Lei das Águas; Resolução Conama nº 357;  Sistemas de Controle e Monitoramento de Dados Hidrológicos da Aesa/ANA; Qualiágua, Ensaio Interlaboratorial; Sistema de Informações Geográficas para o Monitoramento e fiscalização do Projeto de Integração das Águas do Rio São Francisco. Estes conteúdos serão repassados pelo engenheiro sanitário e ambiental, Gustavo Fernando Santos, a engenheira agrícola Jana Yres e o doutor em engenharia química Wellington Antônio Barbosa.