Notícias

Aesa inscreve para capacitação Interferência da Aquicultura na Qualidade da Água

publicado: 24/05/2023 12h11, última modificação: 24/05/2023 12h11

Já estão abertas as inscrições para a capacitação "Interferência da aquicultura na qualidade da água para usos múltiplos" promovida pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). A aula gratuita será realizada, no próximo dia 30, das  9h às 12h. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no site aesa.pb.gov.br

A capacitação será ministrada de forma on-line pelo gerente regional de bacias hidrográficas da Aesa, João Adelino de Lima Filho e terá transmissão simultânea na plataforma Google Meet e no canal da Aesa no YouTube. Os inscritos que assinarem a lista de presença on-line receberão um certificado de participação.

O conteúdo será divido em três tópicos. Princípios da agricultura sintrópica regenerativa: serão explicados conceitos básicos, a importância da conservação do solo e ciclagem dos nutrientes; simulação de ambientes naturais a partir de cultivares; simulação dos estágios de regeneração e estratificação florestal.

Princípios da legislação ambiental: as principais legislações relacionadas ao tema, como o Código Florestal Lei 12.651/2012 e, a Lei da Biodiversidade e a Lei 13.123/2015. E Métodos de implantação de sistemas agroflorestais: os principais modelos, as técnicas e insumos fundamentais para implantação do sistema, as diferenças entre sistemas em áreas úmidas e secas. Haverá também um estudo de caso.

O objetivo da capacitação é fornecer conhecimentos básicos, teóricos e práticos sobre como a aquicultura pode afetar a qualidade da água em corpos hídricos, como rios, lagos e mares,

e as consequências disso para a biodiversidade e para a saúde humana. A aula pretende capacitar profissionais da área a identificar e avaliar os impactos da atividade aquicultora na qualidade da água, além de apresentar técnicas e medidas preventivas para minimizar esses impactos e garantir a sustentabilidade ambiental da atividade.