Notícias

Aesa apresenta sistemas de monitoramento de barragens, tempo e clima no Congresso Brasileiro de Meteorologia

publicado: 18/11/2021 15h45, última modificação: 18/11/2021 15h45
1 | 2
2 | 2
diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa Beranger Arnaldo de Araújo.jpeg
apresentação em banner no congresso.jpeg

Os sistemas do monitoramento de barragens, tempo e clima, realizados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), estão sendo apresentados no Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET), em Campina Grande, no Centro de Convenções Raymundo Asfora.  O evento é organizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET).

No estande da Aesa, os expositores explicam como funciona o trabalho pioneiro de monitoramento das barragens com auxílio de drones. “Cinco aparelhos sobrevoam as estruturas fazendo vídeos e fotografias em altíssima resolução. Depois, as imagens são colocadas na internet e processadas por uma empresa norte-americana. Pelo computador, nossos engenheiros conseguem ver detalhes da estrutura como se estivessem no local”, afirmou o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Arnaldo de Araújo, lembrando que a metodologia foi apresentada em evento internacional e que a agência paraibana já treina técnicos de outros estados.

Também está sendo apresentado no congresso o trabalho realizado na Sala de Situação do Governo do Estado. Nesse espaço as condições meteorológicas são monitoradas de forma ininterrupta, possibilitando a prevenção de eventos críticos como secas e enchentes. A sala funciona em Campina Grande, onde técnicos da Aesa trabalham em sistema de plantão 24 horas, acompanhando em tempo real os dados enviados pelas estações meteorológicas.

O congresso teve início na terça-feira e se encerra nesta sexta-feira (19). Ao todo, serão apresentados 300 trabalhos. “A cada dois anos, as comunidades científica e profissional se reúnem para discutir e apresentar as pesquisas mais recentes no meio acadêmico e as inovações tecnológicas na área de meteorologia. Está sendo uma excelente oportunidade para estudantes, professores e pesquisadores compartilharem conhecimento”, explicou o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro.

De acordo com a coordenadora do CBMET, a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, o congresso é o principal evento promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) e este ano está na 21ª edição. “O evento seria realizado no ano passado, mas teve que ser adiado por conta da pandemia. A boa notícia é que este ano estamos comemorando os 40 anos do primeiro CBMET realizado em Campina Grande-PB e também os 40 anos de regulamentação da profissão do meteorologista”, destacou Marle.

Programação – A lista completa de minicursos, palestras e mesas redondas está disponível no site aesa.pb.gov.br . Na página da Aesa também é possível conferir a vazão das águas do rio São Francisco na Paraíba, a situação dos 134 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado, a quantidade de chuvas nos municípios paraibanos, além do trabalho realizado pelos comitês de bacias hidrográficas.