Notícias

Ações e investimentos em Segurança Pública são destaque no programa Fala, Governador

publicado: 07/12/2020 16h27, última modificação: 07/12/2020 16h27

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, participou, no início da tarde desta segunda-feira (7), do programa Fala, Governador. O programa, que é uma prestação de contas do Governo do Estado, vai ao ar todas as segundas-feiras, a partir das 13h, na rádio Tabajara. Jean Nunes fez um balanço das ações da Segurança Pública e destacou os investimentos em recursos humanos e infraestrutura, além de analisar os indicadores criminais.

Números do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Segurança mostram que 2019 foi o ano de maior queda nos números da violência, ou seja, o ano mais positivo da história do estado da Paraíba. Entre as ações mencionadas pelo secretário e que ajudam a entender o sucesso das políticas públicas de combate à violência estão a criação da força-tarefa para enfrentamento dos assassinatos em Catolé do Rocha, da força-tarefa contra assaltos a bancos, de delegacias especializadas, lançamento da Patrulha Maria da Penha e o início da construção dos Centros Integrados de Comando e Controle em João Pessoa, Campina Grande e Patos, sendo que esses dois últimos já estão em andamento.

Outro ponto destacado pelo secretário Jean Nunes durante a participação no Fala, Governador desta segunda-feira foi com relação aos investimentos em recursos humanos. Entre 2019 e 2020 foram realizadas 1.932 promoções entre oficiais e praças da Polícia Militar, 491 promoções entre oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar. Também receberam promoções 794 policiais civis. E ainda aconteceram as nomeações dos concursados da Polícia Civil e o chamamento dos suplentes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar. O secretário de Segurança encerrou a sua participação no programa dizendo que, neste momento, um montante de aproximadamente R$ 60 milhões está em execução em prestação de serviços em todo o Estado, na área de Segurança Pública.