Notícias

Ações de Segurança e Acauã 2 serão destaque na Brasil Mostra Brasil

publicado: 05/07/2019 15h41, última modificação: 05/07/2019 15h41

Pelo 5º ano consecutivo, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) participa da Multifeira Brasil Mostra Brasil (BMB), apresentando à população os serviços prestados pela Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Todos os órgãos operativos da pasta irão estar reunidos em estande a partir desta sexta-feira (5), dia que começa o evento. Este ano, a novidade é a presença da aeronave Acauã 2, que vai ficar na entrada do Centro de Convenções de João Pessoa no dia da abertura, até às 20h, proporcionando a quem for visitar a BMB a oportunidade de conhecer o helicóptero responsável por atuar em missões de resgate aeromédico, transporte de órgãos para transplantes, defesa civil, busca e salvamento, policiamento preventivo, patrulhamento ambiental, patrulhamento estabelecimento prisional, levantamento aerofotogrametria e patrulhamento litorâneo.

Durante os 10 dias do evento, os visitantes poderão conhecer as atribuições legais e a atuação dos policiais civis em operações de repressão qualificada já realizadas no Estado. As demonstrações ainda incluem a presença da Unidade Itinerante de Treinamento Avançado de Tiro, um caminhão com simulador, que contribui para o treinamento de policiais civis em várias cidades paraibanas. Durante os dias da Multifeira Brasil Mostra Brasil o público poderá acompanhar o uso do equipamento, com monitores do curso de tiro da Academia de Polícia Civil.

A instituição também estará presente na BMB com a exposição da Delegacia Móvel, utilizada para registros de Boletins de Ocorrências (B.O.), participação da Coordenação das Delegacias Mulher (Coordeam), com orientação sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, e uma viatura utilizada em trabalhos operacionais.

A Polícia Militar levará para a feira apresentações do canil, equipamentos, dispositivos de condução elétrica e tecnologias menos letais, para ações de efeito moral. No espaço destinado ao Batalhão de Policiamento Ambiental, serão apresentados animais empalhados da fauna paraibana, trazidos pelo Núcleo de Educação Ambiental, e ainda motos que serão utilizadas pelo Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas (BepMotos).

Da Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (Ceatur), serão expostos diciclos segways, veículos para o transporte de policiais em diversos tipos de terreno. O Ônibus da Patrulha Maria da Penha também estará no local e haverá apresentação da Banda de Música, na terça-feira (9) e sábado (13). O trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também estará presente no evento, assim como cadetes da Academia de Polícia Militar Cabo Branco, que irão recepcionar o público e explicar um pouco do Curso de Formação de Oficiais, que está com inscrições abertas até o dia 30 de julho.

O Corpo de Bombeiros Militar participa da BMB com a exposição de viaturas e equipamentos operacionais utilizados, diariamente, pelos profissionais da instituição. A amostra apresenta a viatura de grande porte empregada para combater incêndios de diversas proporções, a viatura Auto Comando de Área, utilizada em ações de salvamento terrestre, bote inflável (Bis) e a moto aquática, que servem para ações em diversos mananciais do Estado. Devem chamar ainda a atenção dos visitantes as viaturas de moto-resgate, que reduzem o tempo resposta no atendimento às vítimas.

Dentre os equipamentos, os bombeiros também apresentam os que são utilizados pelos mergulhadores de resgate, aqueles empregados nas atividades de busca e salvamento para resgate de pessoas, animais e bens de locais em profundidade. Na área dos atendimentos pré-hospitalares, serão demonstrados os materiais empregados nos primeiros socorros às vítimas de acidentes. Ainda será possível conhecer os uniformes utilizados pelos profissionais de segurança nas diversas modalidades da corporação e receber orientações de como manusear e identificar os extintores de incêndio. Os mascotes da instituição serão responsáveis por recepcionar o público.