Ações de cidadania marcam comemorações do aniversário do bairro de Mangabeira

publicado: 12/06/2019 09h23, última modificação: 12/06/2019 09h23

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano participa, neste sábado (15), da ação em comemoração ao aniversário do bairro de Mangabeira, em João Pessoa. As atividades serão realizadas das 15h às 22h, na rua Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha (Praça do Coqueiral), em Mangabeira Prosind.

Para a ação, a Secretaria vai levar alguns serviços como: Programa Cidadão, com emissão de RG (1º via e 2º via), CPF (1º via), e fotos 3x4 para confecção dos documentos; Disque 123 com orientação sobre denúncias contra violação de direitos; Feira Orgânica, Agroecológica e Artesanato da Economia Solidária, cortes de cabelos e ainda diversão para as crianças com camas elásticas.

Programa Cidadão - O Programa Cidadão foi criado com objetivo de proporcionar às pessoas de baixo poder aquisitivo os meios necessários para legalização junto aos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. De janeiro a maio de 2019, o Programa Cidadão realizou 52.300 atendimentos, sendo 30.742, no posto fixo localizado na Rua Barão do Triunfo, s/n, no Centro de João Pessoa. Já em suas ações itinerantes, foram realizados 21.276 atendimentos, em 35 ações.

Corte de Cabelo -  O serviço é executado pelos instrutores e alunos dos cursos ofertados nos Centros Sociais Urbanos (CSU's). A Sedh mantém 15 Centros, entre eles o Centro Integrado de Cruz das Armas (CICA) e ainda o Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício (CEJUB). Os Centros oferecem qualificação profissional e atividades socioeducativas, lazer, esporte e cultura para idosos, adolescentes, crianças e adultos.

Disque 123 - Distribuição de material educativo e orientação à população. A Paraíba é o primeiro estado a manter um canal de denúncias. O Disque 123 recebe, encaminha, monitora e acompanha a apuração dos casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, pessoas em restrições de liberdade, pessoas idosas, mulheres, público LGBTQI+ e tráfico de pessoas. As denúncias são todas anônimas. Da implantação em 2014 até 2019 foram contabilizados mais de 4.860 registros de violações de direitos.

Outras ações - Feira Orgânica, Agroecológica e Artesanato, da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesol), também com exposição de comidas típicas. As feiras da Sesol têm por objetivo incentivar e integrar o sistema público à economia solidária. São disponibilizadas barracas para comercialização de produtos artesanais e produtos da agricultura familiar.

O SINE-PB, que faz parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, tem realizado um papel fundamental na inserção e reinserção de pessoas no mercado de trabalho através da Intermediação de Mão de Obra e captação de vagas de emprego. Em 2019, de janeiro até maio, já são 530 pessoas colocadas no mercado de trabalho. Só em abril, foram 138.

O SINE-PB vai levar para comemorar os 36 anos do bairro de Mangabeira diversas atividades, como; orientação profissional, recebimento de currículos e o cadastramento manual de pessoas para vagas de emprego, serão necessários os documentos; RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e currículo.