Notícias
Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato Paraibano (PAP), abriu nesta quarta-feira (24) as inscrições para os artesãos interessados em participar da 38ª edição do Salão do Artesanato, que ocorrerá de 7 a 30 de junho, em Campina Grande. O Edital de Chamamento Público prevê 446 vagas: artesãos (350), produtos criativos (50), gastronomia (40) e lanchonete (6) — este último item é destinado a donos de negócios localizados em Campina Grande.
O 38° Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo do Estado e Sebrae-PB e terá como tema "Paraíba de Todos os Santos e Encantos", uma homenagem aos artesãos santeiros. O local do evento, que ocorrerá durante as festividades do Maior São João do Mundo, será o mesmo do ano anterior — na avenida Severino Cabral, na entrada da Rainha da Borborema.
A primeira-dama da Paraíba e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, convidou os artesãos a participarem do processo de inscrições e destacou a importância do Salão do Artesanato na geração de renda para o segmento. "O lançamento desse edital é o primeiro passo para termos um Salão do Artesanato que será um sucesso. É um evento que gera renda, mas também muitas oportunidades. Então, é importante que o nosso artesão, que a nossa artesã, faça sua inscrição o quanto antes. Uma equipe do PAP vai dar todo o suporte nesse processo, seja tirando dúvidas, seja auxiliando na inscrição, por exemplo", comentou.
Em caso de dúvida, o artesão pode entrar em contato com a gestão do Programa do Artesanato Paraibano, por meio do telefone (83) 9 8841-6508 ou pelo e-mail artesanato.adm.pap@gmail.com — o edital está disponível no portal https://pap.pb.gov.br
A secretária da Setde, Rosália Lucas, falou da expectativa para este 38° Salão do Artesanato Paraibano. "É um evento que consolida toda a política pública que a gestão do governador João Azevêdo, da primeira-dama Ana Maria Lins, tem feito para fortalecer o artesanato paraibano, que tem reconhecimento de Excelência da Unesco e do Conselho Mundial do Artesanato. O Salão, além da geração de renda, promove muita visibilidade, gerando resultados além do período em que é realizado", observou.
Já a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, falou da expectativa para o evento. "As ações em prol do nosso artesão, da nossa artesã, são adotadas durante todo o ano. Mas, durante o Salão do Artesanato, a nossa expectativa aumenta ainda mais, pois é um evento que promove muita visibilidade. Então, é muito importante que você artesão, que você artesã, faça a sua inscrição o quanto antes. Uma equipe do PAP está à sua disposição para auxiliar nesse processo", comentou.
Quem pode participar — Poderão participar do Edital de Chamamento Público todos os artesãos cadastrados no Sistema do Cadastramento do Artesanato Brasileiro (Sicab), com carteira nacional de artesão válida e emitida pela Curadoria do Artesanato Paraibano; trabalhador manual, registrado como Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME); produtor de gastronomia regional, registrado como MEI ou ME. As seis lanchonetes devem ser MEI ou ME e, obrigatoriamente, ser de Campina Grande.
As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de maio. A divulgação da lista provisória será feita no dia 10 de maio. De 13 a 15 de maio, será o período para interposição de recursos. A lista definitiva dos artesãos selecionados será divulgada no dia 17 de maio.
A solenidade de abertura do 38° Salão do Artesanato Paraibano será realizada no dia 7 de junho — o evento prosseguirá até 30 de junho, com horário de funcionamento das 15h às 22h, com entrada gratuita mediante um quilo de alimento não perecível (opcional).