Abertas inscrições para 11ª Edição do Prêmio Professores do Brasil

publicado: 11/05/2018 00h00, última modificação: 20/05/2019 15h21

Estão abertas até 28 de maio as inscrições para 11ª Edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). O Prêmio foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras e tem como objetivo valorizar os professores da educação básica pública de todo o Brasil que desenvolvem experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras.

Serão distribuídos R$ 305 mil em premiação em dinheiro, além de viagens educativas no Brasil e exterior e placas para as escolas. As inscrições ocorrerão somente pelo portal do prêmio – premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

O PPB conta com seis categorias, além de premiação em temáticas especiais.As seis categorias são creche e pré-escola, na educação infantil; ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) e 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental; 6º ao 9º ano dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

As etapas de avaliação do prêmio são três: estadual, cujos premiados são 486 e destes, 162 vencedores vão para a etapa seguinte; regional, que contará com um vencedor por categoria, por região, totalizando 30 vencedores e a etapa nacional, com seis vencedores, sendo um de cada categoria.

Na etapa estadual, os 486 trabalhos selecionados pelo comitê estadual receberão certificados de participação e os 162 professores selecionados como o melhor de sua categoria, em cada Estado, passarão para a etapa regional.Na etapa regional, os 30 vencedores receberão, cada um, R$ 7 mil e troféus. As escolas dos 30 vencedores também serão premiadas com placas comemorativas.

Os professores vencedores desta etapa também participarão da cerimônia de premiação, com todas as despesas de viagem custeadas pelo MEC, além de ter suas experiências publicadas na página do PPB.Cada um dos seis vencedores da etapa nacional receberá mais R$ 5 mil reais e o troféu. Neste caso, estes seis vencedores receberão o total de R$ 12 mil, pois terão acumulado os R$ 7 mil da etapa regional.

Para HeberttyVieira Dantas, coordenador geral do Paraibatec e Pronatec, e coordenador do Prêmio na Paraíba, “o MEC vem agregar com a 11ª edição do Prêmio mais uma ferramenta de incentivo aos nossos professores, a oportunidade de divulgar o que temos feito aqui na Paraíba para todo o Brasil. Os que já vem desenvolvendo os trabalhos para o Mestre Educação podem enviar esses projetos, com os devidos ajustes, já não precisa ser inédito e não foram publicadas. Também é uma oportunidade de se inscrever no curso disponibilizado pelo MEC no ato da inscrição. Interessante que todos participem”.

Temáticas especiais – Além de concorrer às premiações por categoria, o professor poderá concorrer à premiação extra das temáticas especiais, indicando, no ato da inscrição, a qual delas seu projeto atende. Em 2018 temos cinco temáticas especiais.

O primeiro tema é: Esporte como estratégia de aprendizagem: Serão premiados até 5 (cinco) professores de educação física. Premiação: 1 (um) vale de R$ 5.000,00 para a escola de cada professor vencedor e visita promovida pelo Impulsiona (impulsiona.org.br) ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo – NARSP, custeados pelo Instituto Península.

O segundo tema é: Práticas inovadoras de educação científica: Será premiado um professor do ensino médio da área de Ciências Naturais (Física, Química ou Biologia) e Matemática. Premiação: viagem educativa para Londres na Inglaterra, em janeiro de 2019, com as despesas pagas pela Shell Brasil. O roteiro da viagem inclui: atividades interativas, palestras e visitas a museus, escolas e universidades. (www.premioshelldeeducacaocientifica.com).

O terceiro tema é: Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inovação educacional: Serão premiados até 3 (três) professores, sendo um professor das séries iniciais do ensino fundamental, um professor das séries finais do ensino fundamental e um professor do ensino médio. Premiação: R$ 5.000,00 a cada um, doados pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB.

O quarto tema é: Educação Empreendedora: Serão premiados até 6 (seis) professores, preferencialmente um de cada categoria. Premiação: Participação em missão nacional para conhecer uma experiência inovadora de Educação Empreendedora.

O quinto tema é: Boas Práticas no uso de Linguagens de Mídia para as diferentes Áreas de Conhecimento no Ensino Fundamental e no Ensino Médio: Serão premiados até 5 (cinco) professores, dentre os inscritos nas categorias de ensino fundamental e médio. Premiação: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e participação no programa da TV Escola “Professor Presente”.

Todas as etapas do PPB 2018 serão supervisionadas pela Coordenação Nacional do Prêmio, composta por representantes da Secretaria de Educação Básica do MEC e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).