8ª Feira das Mulheres Artesãs é aberta e movimenta o artesanato paraibano

8 FEIRA DAS MULHERES ARTESAS _45.JPG
8 FEIRA DAS MULHERES ARTESAS _39.JPG
8 FEIRA DAS MULHERES ARTESAS _2.JPG

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) abriu nesta quarta-feira (29), às 18h, a 8ª edição da Feira das Mulheres Artesãs, no pátio da PBTur, em João Pessoa. O evento foi aberto pela banda da Polícia Militar e prestigiado por diversas autoridades estaduais e municipais, como o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra. Em seu primeiro dia, a Feira registrou uma expressiva movimentação de visitantes, que foram prestigiar as artesãs paraibanas, oriundas de diversas cidades para comercializar seus produtos e divulgar a arte, cultura e criatividade produzida no Estado. A ação integra a programação do Governo do Estado alusiva ao Mês da Mulher.

“É com muita alegria que iniciamos a 8ª edição da Feira das Artesãs em João Pessoa. Queremos saudar de maneira especial a todas estas mulheres que vieram de suas cidades, atendendo ao nosso chamado e comparecendo à nossa Feira para vender os seus produtos, obter a sua renda e divulgar o artesanato paraibano, que tem atravessado fronteiras,” ressaltou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

A artesã Ana Regina mora em Santa Rita e foi uma das selecionadas para participar da Feira das Artesãs. Ela confecciona bonecas artesanais e já no primeiro dia conseguiu vender seus produtos. “Participo da Feira do Cendac há seis anos e estou muito animada para a deste ano, porque é uma volta após dois anos sem a sua realização. As vendas já estão muito boas, alguns turistas já visitaram meu stand e tenho certeza que nos outros dois dias o ritmo continuará muito bom”, afirmou.

Nayana Moura mora em João Pessoa e participa pela primeira vez da Feira das Artesãs. Ela trabalha com perfumaria para o lar e para ela a feira promove o estímulo da cultura produzida por mulheres. “Cada artesã coloca um pouco do seu coração, da sua energia no que produz, e a feira das artesãs organizada pelo Cendac é uma iniciativa muito importante porque empodera as mulheres e oferece um estímulo laboral, as pessoas podem mostrar suas habilidades e demonstra a cultura paraibana.”, frisou.

Uma unidade móvel da Delegacia da Mulher está à disposição das mulheres durante os 3 dias da Feira, além de outros serviços oferecidos pelo Governo da Paraíba. A 8ª Feira das Mulheres Artesãs continua nesta quinta (30) e sexta-feira (31). Às 17h desta quinta, 36 mulheres das categorias gestão, artesanato e de movimentos sociais serão homenageadas por sua contribuição para o desenvolvimento do Estado da Paraíba, lutando, cotidianamente, por justiça, respeito, igualdade, justiça social e dignidade para todas as mulheres.

Nesta primeira noite, estiveram presentes ao evento o representante da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Radomécio Leite; a superintendente da Espep, Ivanilda Matias; o secretário executivo do Empreender-PB, Fabrício Feitosa; a representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Guilhermina Oliveira; a representante da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Mônica Brandão; a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Joyce Borges; o representante da Famup, Paulo Dália; o deputado estadual Luciano Cartaxo, do PT; as secretárias da Mulher e do Desenvolvimento Econômico de Patos, Brigida Emanuelle e MIla Nóbrega, a escrivã Fabiana Nóbrega, e a investigadora Ana Cláudia da Silva, da Coordenação das Delegacias das Mulheres.