Notícias

‘De Repente na Estrada’ leva poesia dos pernambucanos João Lídio e André Santos a São José dos Cordeiros

publicado: 25/05/2024 13h14, última modificação: 25/05/2024 13h18
1 | 2
2 | 2
João Lídio  portal- PE.jpg
André Santos portal - PE.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na próxima sexta-feira (31), mais uma edição do projeto “De Repente na Estrada”. A parada será no município de São José dos Cordeiros. Os convidados são dois talentos da nova geração de repentistas: João Lídio e André Santos, ambos pernambucanos. A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O acesso é gratuito e o evento começa às 19h, no Mercado Público.

O poeta João Lídio é cantador de viola e repentista profissional, radicado em Gravatá (PE). Apesar de jovem, o repentista é hoje um dos principais nomes da nova geração do repente nordestino. Tem como ‘padrinho musical’ o mestre Ivanildo Vila Nova e acumula em sua carreira diversos CDs gravados e prêmios em festivais.

Já André Santos nasceu em Afogados da Ingazeira (PE) e, com pouco mais de 30 anos, também é destaque nova geração do repente nordestino. Começou a carreira em 2014, nas cantorias de pé de parede em Tabira (PE), município onde vive desde criança. Em 2016 gravou seu primeiro DVD e, em 2018, foi a vez de lançar seu CD de canções, com 11 faixas autorais. Participou nas mesas de glosas de todo Pajeú pernambucano e em grandes congressos de repentistas, a exemplo do Festival da Nova Geração do Repente (Fenoger), em Campina Grande (PB) e Gravatá (PE), destacando-se como campeão em uma das edições.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Serviço:

De Repente na Estrada 

São José dos Cordeiros (PB)

Data: 31/05, às 19h

Repentistas: João Lidio (PE) e André Santos (PE)

Apresentação: Iponax Vila Nova

Local: Mercado Público