SOCIOEDUCANDOS RECEBEM A VACINA TRÍPLICE VIRAL A PARTIR DE SEGUNDA

publicado: 22/10/2019 09h41, última modificação: 22/10/2019 09h41

O Governo da Paraíba por meio da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’-Fundac, inicia nesta segunda feira (21), a aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em 171 jovens e adolescentes de duas unidades socioeducativas na Capital. São 53 doses no CEA/JP e 118 doses no Centro Educacional do Jovem (CEJ).
Na quinta-feira (24) será a vez de 100 adolescentes do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) receberem as doses. No dia 25, sete adolescentes do Centro Socioeducativo Rita Gadelha (unidade feminina) serão vacinadas. A ação foi possível a partir de acordo feito entre Fundac e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O presidente da Fundac, Noaldo Meireles, informou que a vacina se faz necessária no intuito de imunizar e atualizar o estado vacinal dos adolescentes e jovens atendidos pela Fundação conforme orientação do Programa Nacional de Imunização. “O confinamento e privação de liberdade é fator de risco para a proliferação das doenças imunopreviniveis”, declarou.

Meireles disse que, infelizmente, “não conseguimos fazer imunização em setembro, como previsto e como ocorreu em Lagoa Seca e Sousa, devido a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa não fornecer as doses de vacina. Pelo mesmo motivo, lamentavelmente, não vamos poder atender aos nossos servidores”, declarou. Ele destacou a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e disse que foi essencial. “Por isso agradecemos a presteza de Dr.Geraldo Medeiros.”

QUANTITATIVO – No total são 307 jovens e adolescentes em João Pessoa que vão receber a vacina tríplice viral nas unidades socioeducativas da FUNDAC. Desses, 130 já são vacinados com uma dose de SRC e 177 não tem qualquer comprovação vacinal.

Pelo levantamento realizado o calendário de vacinação nas unidades socioeducativas está assim:

No CEA/JP tem uma população de 53 socioeducandos sendo que nove já vacinados com uma dose de SRC e 44 sem comprovação vacinal. No CEJ, de uma população de 118 internos, 58 já são vacinados com uma dose e 60 estão também sem comprovação vacinal.

No CSE, de uma população de 100 socioeducandos, 52 deles tem registro, segundo seu cartão de vacina, de que receberam uma dose, e 48 estão sem comprovação. No Centro Socioeducativo Rita Gadelha (unidade feminina) conta com uma população de 18 internas e só uma tem registro de que recebeu uma dose. Sete delas estão sem comprovação. Na unidade Semiliberdade são 18 internos, sendo que nenhum recebeu qualquer dose antes e todos estão sem comprovação vacinal.