Notícias
SOCIOEDUCANDOS DO CSE APRESENTAM RAP QUE DISPUTOU O FESTIVAL ACORDE NO 1° ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES E LIDERANÇAS DE JUVENTUDE DA PARAÍBA
A melodia do Rap intitulado “Ei Amor”, uma composição de dois socioeducandos que cumprem medidas judiciais na Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) agora já não se limita mais aos muros do Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE. A música que disputou o Acorde - I Festival Socioeducativo da Canção, já passou por uma gravadora e pode ser ouvida por representantes da juventude paraibana durante o 1° Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba, no Centro de Convenções de João Pessoa, onde os MC’s A.M.N e E.S.W se apresentaram na tarde desta quinta-feira (16).
De acordo com a presidente da Fundac, Waleska Ramalho, a participação da Fundac no Encontro de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba é fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual de Juventude e do olhar atento da secretária executiva Rafaela Camaraense, para as questões da juventude privada de liberdade. “O momento foi de troca e de compromissos firmados entre Fundac e SEJEL, que continuarão beneficiando os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais no estado da Paraíba”, enfatizou.
Segundo Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer, o I Festival Socioeducativo de Canção (Acorde) surgiu do diálogo com os adolescentes, e da necessidade de dar voz aos seus anseios e foi, através da música, que sua voz ganhou força. “O lançamento da música dos socioeducandos mostra que arte tem um papel transformar ao mesmo tempo em que ressignifica a medida socioeducativa. Foi através do Acorde que esses talentos foram descobertos e impulsionados, e a partir de então eles sonham em ir mais longe”, comentou.
O Festival Socioeducativo da Canção surgiu com o objetivo de estimular e fomentar a produção musical realizada pelos adolescentes e jovens que cumprem medidas judiciais na Fundac. Um projeto que tem como foco principal a inscrição de composições inéditas feitas pelos próprios socioeducandos e, por sua vez, a interpretação da música.
“O Acorde foi o primeiro evento que participamos e nos inspirou a cantar cada vez mais, escrever mais músicas e nos ajudar em nossa atuação, cantando e interagindo. Foi um evento muito bom. O começo de tudo!”, relatou o socioeducando E.S.W.
A dupla de MC ’s já tem 27 composições e a música que disputou o Festival Acorde no Centro Socioeducativo Edson Mota, conhecida como: “Ei Amor”, foi a primeira a ser gravada. A conquista foi fruto da parceria entre a Fundac (Eixo Esporte, Cultura e Lazer) e a Pastoral do Menor (Padre Xavier), através do estúdio DMusic produções, que gravou a composição sem custo para a Fundação.
“Gravar a nossa música em estúdio foi uma experiência única, fiquei muito feliz. Foi a primeira vez que realizei o sonho de criança de poder cantar, me apresentar e ver que a gente pode mudar, correr atrás de nossos sonhos e conquistar tudo o que a gente deseja. Só basta a gente querer, se esforçar, seguir em frente e deixar as coisas do passado para trás. Eu só quero dizer para quem queira escutar que nunca desista dos seus sonhos, siga em frente que você é capaz de conquistar tudo o que você quiser”, disse A.M.N.
Visita ao CSE - Encantado com o trabalho que a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” vem realizando, o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, após o 1° Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude, atendeu ao convite da presidente da Fundac, Waleska Ramalho, e foi visitar o Centro Socioeducativo Edson Mota – CSE.
Na ocasião, Marcus Barão conheceu todas as dependências da unidade e a oficina permanente de tecelagem, além de conversar com a direção do CSE (Waldir Victor e Renaly Amaral), coordenação de Segurança (Capitão Jamerson Abílio e Daniel Oliveira), agentes socioeducativos e adolescentes, em momento bastante especial no ginásio da unidade. No CSE, Marcus pode contar um pouco da sua história desde antes de passar pelo sistema socioeducativo no Rio de Janeiro, até hoje. Enfatizando que as conquistas e a vontade de vencer só dependem do desejo de cada um de abraçar as oportunidades.
Waleska Ramalho, acredita que a visita do presidente do Conselho Nacional de Juventude foi um momento enriquecedor para todos os presentes. “Eu não poderia perder a oportunidade de mostrar uma de nossas unidades socioeducativas para Marcus e, ainda mais, apresentá-lo aos demais socioeducandos do CSE que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo no 1° Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude”, concluiu a presidente da Fundac.