SOCIOEDUCANDOS DA FUNDAC SÃO APROVADOS NO ENCEJJA PPL

publicado: 02/02/2022 17h00, última modificação: 07/02/2022 16h24
273208482_4306532432782124_676768449148151630_n.jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) comemora mais uma conquista dos socioeducandos no que diz respeito à Educação. Três adolescentes que cumprem medidas judiciais no Centro Educacional do Adolescente (CEA/Sousa) e no Complexo Lar do Garoto, foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja–PPL) e terão a oportunidade de corrigir a distorção idade/série escolar.

Segundo Rafael Honorato, coordenador de Educação da Fundac, dos três adolescentes aprovados no Encejja - PPL, os dois que cumprem medidas socioeducativas no Complexo Lar do Garoto foram aprovados nas provas do ensino fundamental e vão para o ensino médio esse ano. Já o socioeducando do Centro Educacional do Adolescente, em Sousa, concluiu o ensino médio.

“A aprovação de três adolescentes no Encejja é uma conquista tanto para nós que fazemos a Fundac, como para os profissionais da educação que trabalham nas unidades socioeducativas. Para esses adolescentes significa a correção da distorção idade/série, uma vez que os dois do Lar do Garoto saem do ciclo III (6º e 7º ano do Ensino Fundamental) para o ciclo V (1º e 2º ano do Ensino Médio); enquanto o adolescente do CEA Sousa conclui a Educação Básica”, explicou Rafael.

“Esses resultados nos fazem acreditar que estamos no caminho certo para a garantia do direito de acesso, permanência e conclusão à Educação Básica. Só tenho a agradecer a construção coletiva que temos realizado junto às Escolas Cidadãs Integrais Socioeducativas”, comemorou o coordenador de Educação da Fundac.

O coordenador pedagógico Estanley Pires Ribeiro, da Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Martiniano da Rocha - anexo Lar do Garoto, considera que o resultado é reflexo do empenho e dedicação dos estudantes que, junto aos professores da escola, realizaram uma preparação sólida, com foco no projeto de vida deles. “Esse é um momento de muita alegria para todos da escola, pois é uma oportunidade única para os dois alunos. Para a equipe de professores, a sensação é de dever cumprido e a certeza de que estamos preparando os nossos estudantes para serem jovens protagonistas de suas ações e cada vez mais competentes para os desafios do século XXI”, concluiu.

Para Maria do Socorro Moura de Magalhães, coordenadora pedagógica da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Mestre Júlio Sarmento, anexo CEA-Sousa, ver um dos alunos certificados pelo Encejja e os demais que não conseguiram atingir a nota mínima em todas as disciplinas, é a confirmação do potencial dos socioeducandos que, na Escola Cidadã Socioeducativa, tiveram a oportunidade de retomar seus estudos.

Nadja Abrantes, diretora do Centro Educacional do Adolescente – CEA/Sousa acredita na escola como caminho socioeducativo que leva a um mundo novo e traz mais sentido para a vida. “O resultado do Encejja, tanto avalia a atuação da escola em uma comunidade socioeducativa, quanto reflete o empenho do socioeducando e a atuação dos professores em seu papel na escola como principal espaço educacional. Vamos continuar acreditando na Socioeducação e na escola como a via e o caminho para realização de sonhos”, comentou.

Encejja-PPL - O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encejja) é uma prova destinada às pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio dentro da idade adequada. Uma das modalidades do Encceja é o PPL, que significa Pessoas em Privação de Liberdade, ou seja, é destinado para as pessoas que se encontram em unidades prisionais ou socioeducativas e para conseguir o certificado de conclusão dos estudos, o candidato preso ou que cumpre medida socioeducativa precisa garantir uma nota mínima estabelecida pelo INEP.