Notícias

SOCIOEDUCANDAS DA FUNDAC RECEBEM O SACRAMENTO DO BATISMO E DA PRIMEIRA EUCARISTIA

publicado: 02/01/2020 17h48, última modificação: 02/01/2020 18h33
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
DSC_7435 - Copia.JPG
DSC_7343.JPG
DSC_7384.JPG
DSC_7388.JPG
DSC_7441.JPG
DSC_7451.JPG
DSC_7453.JPG
DSC_7494.JPG

O último domingo de 2019 foi marcado por um momento muito especial para as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo Rita Gadelha, da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac. Um dia de bênçãos e iniciação religiosa, onde seis internas foram batizadas e dez receberam, pela primeira vez, a comunhão.

 

Segundo a Ir. Mayara Caroline da Silva Crispim, membro do Instituto das Missionárias Diocesanas do Divino Amor (MDDA), a assistência religiosa aos adolescentes privados de liberdade dentro das unidades socioeducativas da Fundac, no estado da Paraíba, existe há mais de 5 anos, através de visitas semanais dos agentes que compõem a Pastoral do Menor (PAMEN), que tem como missão “promover e defender a vida de crianças e adolescentes empobrecidos e/ou em situação de risco pessoal e social”.  

 

Na Unidade de internação Feminina Rita Gadelha, o trabalho foi intensificado e qualificado há três anos, pelas Irmãs do Instituto das Missionárias Diocesanas do Divino Amor, também membros da PAMEN. “Em julho de 2019 iniciamos o projeto FIDE com as adolescentes em cumprimento de medida de internação da Rita Gadelha. Esse projeto teve como proposta a formação das adolescentes/jovens através da abordagem do “YOUCAT” - Catecismo Jovem da Igreja Católica, através de uma metodologia e linguagem simples e profunda, sobre a Fé da Igreja.

 

“O FIDE, buscou estimular e expandir o conhecimento da Fé Católica, esclarecendo as dúvidas e disseminando o conteúdo que foi distribuído em 4 blocos, a saber: Crer, Celebrar, Viver, Orar e ao término do itinerário formativo de seis meses, a pedido das adolescentes, houve a inserção das mesmas nos Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo e Primeira Eucaristia) que aconteceu no domingo, 29 de dezembro de 2019”, disse a Ir. Mayara.

 

“Através do batismo as adolescentes assumem a condição de filhas amadas de Deus e através da eucaristia elas recebem o sacramento do corpo de Cristo, elementos essenciais para o crescimento, tentando plasmar a ressignificação da vida dentro dos valores do evangelho: amor, misericórdia e perdão. Esperamos que tudo isso seja um passo importante neste momento na vida delas”, falou padre Xavier Paolillo, coordenador da Pastoral do Menor.

 

“Foi um momento histórico para a Fundac, em especial para a Rita Gadelha onde o Padre Xavier teve a iniciativa de conceder os sacramentos as socioeducandas. Estou muito emocionado com tudo o que está acontecendo na socioeducação do Estado. Trabalho no sistema há 32 anos e nunca presenciei um momento como este, para mim é um momento ímpar onde tudo está acontecendo de maneira exemplar pela ação conjunta de todos que fazem a Fundac”, comentou Marcos Bento, diretor da Unidade Socioeducativa.

 

 “Creio que essa atividade de batizado e primeira eucaristia, sacramentos iniciais, com as adolescentes da Rita Gadelha, que é uma ação inédita na socioeducação da Paraíba, coroou um grande trabalho realizado pela Pastoral do Menor nas unidades socioeducativas da Fundac e que, ao mesmo tempo, traz bênçãos e esperança de um 2020 melhor”, finalizou Noaldo Meireles, presidente da Fundac.