Socioeducação apresenta talentos durante Festival de Música, Teatro, Dança e Poesia

publicado: 21/08/2023 15h00, última modificação: 22/08/2023 15h11
20230818_122532.jpg
DSC_4066.JPG
DSC_4085.JPG
DSC_4094.JPG
DSC_4120.JPG
DSC_4130.JPG
DSC_4003.JPG
DSC_3938.JPG
DSC_3943.JPG
20230818_140824(0).jpg

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) oportunizou mais um momento histórico na socioeducação do estado da Paraíba. Na última sexta-feira (18), a Sala de Concertos José Siqueira, na Fundação Espaço Cultural (Funesc), foi palco do I Festival de Talentos da Socioeducação, onde servidores e socioeducandos puderam mostrar suas habilidades na música, teatro, dança e poesia.

Foi um verdadeiro show de protagonismo que contou com a participação de 40 adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e oito servidores, que mostraram seus talentos para uma plateia composta por servidores, familiares de socioeducandos e convidados.

O festival é uma iniciativa da Fundac, por meio do eixo Esporte, Cultura e Lazer, coordenado por Nilton Santos (Diretoria Técnica), que visa incentivar o lado artístico dos que fazem a socioeducação no Estado e revelar novos talentos, além de promover intercâmbio cultural entre servidores e socioeducandos de todas as unidades administrativas da Fundação.

As habilidades nos diversos segmentos culturais desenvolvidos pelos participantes do festival foram avaliadas por uma comissão julgadora composta pelo ator e produtor cultural Paulo Philippe, pelo assessor técnico Hortêncio Duarte, pela RP e produtora cultural Miria Ferreira, pela produtora e atriz Letícia Rodrigues e pelo roteirista e produtor Fernando Domingos, que pontuaram a desenvoltura, domínio da linguagem, comunicação com a plateia e o ineditismo, com notas que iam de 0 a 5.

Na categoria socioeducandos a premiação do tablet ficou para: A.M., do CEJ, com música Moleque Humilde, 1° lugar; W.N., do CEA/Sousa, com o poema autoral Carta Liberdade, 2° lugar; e G.A., do CSE, com a música autoral Ô Mãe, 3° lugar. Já na categoria servidores, o prêmio ficou para: Clariana Fernandes, da Rita Gadelha, com a música autoral Eu Quero (1° lugar); Nilson Matos, do Lar do Garoto, com a música Tocando em Frente (2° lugar) e Ítalo José, A.M., Clevaldo, Hector e Richardson com Forró Instrumental (3° lugar).

Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, a cultura é um dos caminhos mais curtos para a plenitude da vida em sociedade. “Continuaremos investindo fortemente em oportunidades para esses adolescentes e jovens, mostrando a qualidade dos nossos servidores, que se dedicam para promover a paz social por meio do nosso serviço”, ressaltou.

“Tenho muito orgulho de liderar esse time e tenham a certeza que estarei sempre na trincheira justa para a valorização cada vez maior de nossos servidores”, acrescentou Flavio, agradecendo ainda o apoio do Governo da Paraíba, do empenho dos servidores envolvidos na logística, segurança, organização e realização do evento e à Secult e Funesc pela acolhida.

De acordo com o padre Xavier Paolillo, da Pastoral do Menor da Arquidiocese da Paraíba, o festival foi um dia especial para a socioeducação da Paraíba. “Um verdadeiro show de dignidade, protagonismo e criatividade onde adolescentes e funcionários de todas as unidades socioeducativas do Estado subiram ao palco e nos brindaram com seus talentos artísticos”, comentou.

"A música, a arte, o teatro e a poesia são algumas manifestações do potencial criativo desses adolescentes e jovens. Dentro das unidades, ajudam a abrir brechas à fantasia para encarar o sofrimento da privação de liberdade, a matar a saudade dos afetos fragilizados e vislumbrar novos horizontes”, acrescentou padre Xavier, parabenizando ainda a Fundac pela iniciativa.