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Projeto Cine Transformar chega à sessão de número 400 usando o cinema como ferramenta de educação e inclusão
Após quatro anos levando cinema a jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac), o Cine Transformar (projeto criado em 2019) exibiu, nesta quinta-feira (16), a sessão de número 400. A exibição aconteceu no Cine Banguê, da Fundação Espaço Cultural, às 9h, seguida de debate com 17 internos selecionados para esta celebração.
Após a sessão de número 400, os adolescentes de unidades socioeducativas do Estado participaram de um bate-papo com Lúcio César, diretor filme “Faixa de Gaza”, sobre aspectos ligados à sua realização, onde aconteceram questionamentos variados. A maior novidade é que desse bate-papo resultará um livro composto de artigos que serão escritos pelos próprios socioeducandos.
Para esse bate-papo e a elaboração do livro foram escolhidos uma jovem da unidade feminina Rita Gadelha; um da Semiliberdade; quatro do Centro Educacional do Jovem (CEJ), um do Centro Educacional do Adolescente - Internação Provisória (CEA/JP), seis do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), dois do Centro Educacional do Adolescente (CEA/Sousa) e dois do Complexo Lar do Garoto e Internação Provisória. Um dos critérios para a seleção se pautou na frequente participação durante as sessões do Cine Transformar e pelo fato de gostarem de escrever.
O texto sobre essas impressões poderá ser visto posteriormente em forma de artigo, poesia, letra de música etc. e será editado pelo ‘Clube de Autores’ (www.clubedeautores.com.br), uma plataforma on-line de publicação de livros. Quando estiver editado, o livro vai ficar disponível nessa plataforma. Quem quiser adquirir é só fazer o pedido por lá. Os organizadores também vão disponibilizar no formato físico.
Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, o projeto Cine Transformar tem a capacidade de ampliar a visão dos socioeducandos por meio da cultura do cinema, trazendo filmes que se aproximam da realidade que eles vivenciam e que trazem um aprendizado moral por meio “dessa maravilhosa ferramenta que é o audiovisual”.
“A sessão 400 do Cine é uma grande celebração para nós que fazemos a Fundac, por ser um projeto que vem dando grandes resultados e atraindo a atenção dos socioeducandos. Uma forma deles refletirem sobres suas escolhas e planejarem seus passos após o cumprimento da medida”, disse.
Cine Transformar - O projeto Cine Transformar usa o cinema como ferramenta de educação e inclusão, possibilitando ao socioeducando a oportunidade de assistir e discutir filmes, para entender e respeitar a sociedade em que vivem. Nas 399 sessões realizadas até hoje, o projeto já exibiu mais de 186 filmes entre curtas, média e longas-metragens brasileiros e de países como EUA, França, China, Japão, Taiwan, Canadá, Austrália, Argentina, entre outros.
Faixa de Gaza - O roteiro do filme escolhido para esta sessão de número 400 acompanha o dia a dia de um conjunto habitacional de periferia. No roteiro, o personagem Mago chefia um bando de jovens aliciando e cometendo crimes em meio a uma guerra de facções noticiadas pelas ondas do rádio. Nazaré e Naldin se deparam com a violência desse conflito, pois ambos estão no lugar errado: a faixa de gaza. O filme tem as participações das atrizes Marcélia Cartaxo, Verônica Cavalcanti, do ator Fernando Teixeira e o radialista Cardivando de Oliveira (em memória) na voz.
Sessão prestigiada - Além do presidente da Fundac, a sessão foi prestigiada pela diretoria técnica, administrativa, das unidades socioeducativas, da escola, coordenadores de eixos, professores, agentes socioeducativos, ex-socioeducando, técnicos, servidores e convidados de um modo geral.
A solenidade contou ainda com a participação da servidora e cantora Lilian Medeiros que se apresentou com o professor de Filosofia do CSE e violonista Flanklin da Silva Pontes, cantando Samba da Utopia, e encerrou o evento se apresentando ao lado do presidente Flavio Moreira, ao violão. Ao final, alguns servidores foram premiados com troféus pela contribuição com o projeto em suas respectivas áreas.