Notícias

Fundac propõe cooperação técnica com a Cagepa para beneficiar egressos das unidades socioeducativas

publicado: 20/02/2019 00h00, última modificação: 03/09/2019 14h28
Fundac Cagepa.jpeg

A diretoria técnica da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” apresentou à presidência da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) uma proposta de cooperação com o objetivo de inserir adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo no Programa Jovem Aprendiz daquela empresa.

Segundo a diretora técnica da Fundac, Waleska Ramalho, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) define eixos de ação com parâmetros que incluem a promoção da qualificação profissional e inserção do socioeducando ou egresso do sistema no mercado de trabalho. “Nessa perspectiva, só em 2018, por meio da ação da Fundac, juntamente com outros órgãos parceiros, foram realizados no sistema socioeducativo do Estado 14 cursos e oficinas profissionalizantes, distribuídos em 25 turmas nas sete unidades e na Padaria Escola “Nosso Pão” - também unidade de capacitação da Fundação, atendendo um total de 260 adolescentes/jovens, e promovendo 325 certificações”, disse Waleska.

“As ações estratégicas de profissionalização no âmbito da Fundac se materializam por meio de parcerias com órgãos governamentais, como o Sine/PB, e não governamentais como CIEE, buscando levar os socioeducandos e egressos a possibilidade de uma nova inclusão social a partir da inclusão no mercado de trabalho, como também informações e encaminhamentos para a inscrição nos programas Jovem Aprendiz disponíveis no Estado” acrescentou a diretora técnica da Fundac.

 “A proposta de pactuação entre Fundac e Cagepa busca dar visibilidade e oportunidade aos adolescentes e jovens egressos após o cumprimento da medida socioeducativa de internação e semiliberdade na perspectiva de inclusão no Programa Jovem Aprendiz. A proposta se faz importante por garantir a inserção no primeiro emprego, bem como fortalecer a profissionalização desses socioeducandos, visando, assim, a sua ressocialização e seu protagonismo”, justificou Celyane Souza, coordenadora do Serviço Egresso da Fundac.

Durante a apresentação da proposta de parceria, o presidente da Fundac, Noaldo Meireles, fez uma explanação da atual situação das unidades socioeducativas, abordando a importância que a Escola e os cursos profissionalizantes vêm tendo na ressocialização dos socioeducandos. “Hoje estamos buscando uma oportunidade para os socioeducandos após o cumprimento da medida. Nossa perspectiva é que esses jovens que obtiveram um bom desempenho nas unidades socioeducativas sejam aproveitados pelo mercado de trabalho”, acrescentou Noaldo.

“Sou muito simpático ao pleito da Fundac. Vou analisar e ver a melhor forma de atender a necessidade da Instituição já que, atualmente, o Programa Jovem Aprendiz tem destinado parte das vagas para alunos da rede pública de ensino que tiveram bom desempenho”, disse o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, que na ocasião protocolou o documento e encaminhou para o setor jurídico para análise da proposta.

Além do presidente da Fundac e da Cagepa estiveram presentes à reunião Waleska Ramalho (diretora técnica), Celyane Souza (coordenadora do Serviço Egresso), Silvana Cibelle (coordenadora do eixo Profissionalização), Luiz Antônio (diretor do Lar do Garoto) e Wilton Maia (coordenador regional de gestão - CG da Cagepa).