Notícias

Enem PPL: 34 socioeducandos da Fundac disputam vaga no ensino superior

publicado: 13/01/2023 19h05, última modificação: 16/01/2023 17h16
1 | 3
2 | 3
3 | 3
111.jpg
IMG-20230113-WA0088.jpg
IMG-20230113-WA0089.jpg

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), correspondente ao ano de 2021, aconteceu nos dias 10 e 11 de janeiro e contou com a participação de 34 adolescentes e jovens que cumprem medidas judiciais nas unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac.

As provas foram aplicadas nas próprias unidades de internação e semiliberdade da Fundação, localizadas nos municípios de João Pessoa (Centro Educacional do Adolescente (CEA), Centro Educacional do Jovem (CEJ), Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e Centro Socioeducativo de Semiliberdade); de Lagoa Seca (Complexo Lar do Garoto ‘Padre Otávio dos Santos’); e de Sousa (Centro Educacional do Adolescente (CEA)).

A principal finalidade do Enem PPL é avaliar individualmente o desempenho do participante ao final do ensino médio. O exame é constituído de redação e de quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, já no segundo dia, foram aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. Ambos com tempo de duração de 5 horas.

Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, a educação é uma das prioridades na socioeducação do Estado. “Garantir a participação de adolescentes e jovens em exames como o Enem e o Encceja é de fundamental importância para o processo de ressocialização de adolescentes e jovens privados de liberdade. Nosso principal objetivo é dar oportunidade para que os socioeducandos saiam da internação com seu futuro profissional encaminhado”, disse.

Para que o Enem se torne uma realidade para adolescentes e jovens privados de liberdade, a Fundação conta com o suporte técnico de profissionais que realizam toda a parte burocrática do processo seletivo, desde a inscrição à aplicação de provas. Cabendo a Escola, a preparação dos alunos para o certame.

Encceja PPL – O Encceja PPL é uma prova aplicada anualmente, destinada a Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade adequada. A edição 2022 da Certificação aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022, e teve resultado divulgado no final do ano.

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) inseriu 45 socioeducandos no Encceja PPL 2022. As inscrições contemplaram adolescentes e jovens em cumprimento de medida judicial de todas as unidades socioeducativas do Estado, e 05 deles atingiram a média mínima e terão a oportunidade de receber o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.