CENTRO EDUCACIONAL DO ADOLESCENTE ENCERRA FESTEJOS JUNINOS DA FUNDAC

17632f20-2e51-4f2e-af81-cfaff55b178a.jpg
WhatsApp Image 2021-06-24 at 11.58.13.jpeg
WhatsApp Image 2021-06-24 at 08.17.56.jpeg

O “Arraiá Virtuá” realizado pela Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha junto a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), nas Unidades de Internação do Estado, chegou ao fim nesta quinta-feira (24), com uma comemoração para lá de animada no Centro Educacional do Adolescente – CEA, em João Pessoa.

“Pensando na importância do período junino para as tradições nordestinas, os que fazem a Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, a Fundac e o CEA, não poderiam deixar passar em branco essa data comemorativa tão importante e realizaram uma atividade alusiva ao São João para os adolescentes da Unidade, com toda precaução”, pontuou Paulo Henrique coordenador pedagógico do CEA.

Pela primeira vez a ECI Almirante Saldanha passou pela experiência de realizar seus festejos juninos de forma virtual, e Tatiana Pinangé, diretora da ECIS destacou o desafio que a ação foi, para toda a Escola. “Toda equipe se envolveu com a proposta e em cada unidade socioeducativa, as coordenações pedagógicas e os professores usaram estratégias que conseguiram trazer para seus estudantes as lembranças da infância, e do São João que, em outros tempos. era comemorado com muito forró e quadrilha junina”, relatou.

De acordo com Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação e diretor técnico interino da Fundac, os festejos juninos fazem parte das atividades integrativas da diretoria técnica, e sempre foram realizadas com a família, nas Unidades Socioeducativas do Estado. “São momentos pedagógicos na construção e progressão da medida por trabalharem a capacidade de relações interpessoais e valorização da vida”, definiu.

“Normalmente a Escola realiza a comemoração alusiva ao São João de forma independente da Fundac. Este ano, para a nossa surpresa, as atividades aconteceram sob a união de forças e tiveram uma proporção muito maior que o esperado. Mesmo acontecendo de forma remota e sem a participação de todos os familiares e servidores”, observou Rafael Honorato.

Segundo Tatiana Pinangé, um dos pontos fortes dessa semana de comemorações foi a parceria com a Fundac, que esteve presente em todas as unidades, com suas equipes técnicas e suas direções, além da participação da presidente Waleska Ramalho, de forma virtual, apoiando a ação da Escola, além de fornecer a cada estudantes um kit com um lanche.

O diretor técnico interino da Fundac lembrou que o festejo junino é um dos projetos que a diretoria técnica precisa continuar fortalecendo e ampliando, para que se tenha mais, essa mobilização coletiva de uma unidade em prol a um único objetivo. “O espírito nordestino deu um avivamento para esse momento de pandemia que estamos vivenciando”, comentou Rafael.

Para Erika Chianca vice-diretora e coordenadora técnica do CEA, as tradições não podem deixar de existir, elas só precisam se reinventar para que continuem mantendo a nossa cultura fortalecida. “Esse é nosso papel, incentivar e colaborar para que nossos socioeducandos vivenciem esse sentimento e, em meio a celebração junina, a Escola nos trouxe essa possibilidade reinventada e repleta de significação”, enfatizou.

“Nós que fazemos o CEA agradecemos a Escola e a Fundac, em especial aos professores, aos agentes socioeducativos e ao eixo Abordagem Família e Comunitária (Ditec), pelo planejamento, organização e toda contribuição para que este momento lindo e especial pudesse acontecer desta forma”, reconheceu Erika Chianca.

“Encerramos a semana junina no CEA com uma live bastante animada. Uma manhã repleta de contação de histórias, exposição de trabalhos dos alunos e muito forró pé de serra, que contou com a participação de um agente socioeducativo na sanfona. A escola finaliza as comemorações em alusão ao São João com muita felicidade e a sensação de missão cumprida!”, finalizou a diretora da ECIS.