06-04-2020 – Fala Governador – Contra aglomeração
O governador João Azevêdo reforçou que fará de tudo para proteger a população paraibana e, se preciso for, poderá endurecer ainda mais as medidas preventivas já existentes.
O governador João Azevêdo reforçou que fará de tudo para proteger a população paraibana e, se preciso for, poderá endurecer ainda mais as medidas preventivas já existentes.
A Paraíba tem hoje 35 casos confirmados de Covid-19. A grande maioria concentrada em João Pessoa. Cerca de 130 casos suspeitos ainda estão em investigação. As medidas estão sendo tomadas para evitar que novos casos não sejam registrados.
O governador João Azevêdo encerrou o programa agradecendo a cada pessoa que tem, direta ou indiretamente, colaborado com as ações de combate ao Coronavírus na Paraíba.
Mesmo diante da grande queda de arrecadação, o Governo do Estado mantém o pagamento do funcionalismo em dia, nesta segunda e terça-feira.
O governador João Azevêdo reforçou a necessidade do isolamento social neste momento em todo o mundo e não será diferente aqui na Paraíba. A população deve ficar em casa para prevenir o contágio.
Com a ampliação de leitos e UTIS, serão convocados vários profissionais de saúde para trabalharem neste combate ao Coronavírus. As inscrições para as 2.453 vagas foram encerradas na última sexta-feira e a contratação será feita de forma gradativa.
Já está funcionando o Centro de Regulação Estadual Hospitalar (CERH) exclusivo para os casos de Covid-19. O Centro tem como objetivo unificar a regulação de acesso do usuário aos serviços de referência, a partir da identificação da necessidade desse usuário e os recursos necessários para a assistência à saúde. Dessa forma, a transferência de pacientes se torna mais ágil, propiciando o ajuste da oferta disponível às necessidades imediatas da população.
O governador João Azevêdo falou sobre a necessidade que a sociedade se una para combater as Fake News, principalmente em períodos delicados como este que estamos vivendo.
No último dia 26 de março foram feitos alguns ajustes no decreto que determina o isolamento social. Isso foi necessário diante da avaliação de situações específicas que envolvem os bancos e casas lotéricas.
O governador parabenizou a toda a equipe da Secretaria de Saúde que está trabalhando no combate ao Coronavírus. Além disso, ele também agradeceu à Imprensa paraibana, que vem divulgando todas as ações que estão sendo feitas para combater a pandemia e, principalmente, à população paraibana que está ficando em casa neste período.
Um estudo mostra que a Região Metropolitana de João Pessoa terá aproximadamente 65% dos casos de contaminação pela Covid-19. Na região de Campina Grande terá 20% dos casos, e aproximadamente 15% no restante do Estado. Um plano de contingência está sendo executado baseado neste estudo.
O governador João Azevêdo anunciou a instalação de um Hospital de Campanha, que será montado no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, que irá disponibilizar, inicialmente, 100 leitos de enfermaria para atender os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Ele afirmou que a gestão estadual também trabalha para ativar dois hospitais em Campina Grande, com o objetivo de ampliar o número de leitos na região da Rainha da Borborema.
O governador João Azevêdo reforçou o pedido para que os paraibanos fiquem em casa para evitar o contágio, superando assim essa fase crítica de combate ao Coronavírus.
Começou nesta segunda-feira, 23, a vacinação contra a Gripe Influenza, com prioridade para vacinar os idosos acima de 60 anos. A vacinação será feita em ginásios estaduais e municipais, para evitar a aglomeração dos idosos, evitando assim a contaminação com o novo Coronavírus.
Neste período de cuidados redobrados para evitar a contaminação com o novo Coronavírus, é um perigo ainda maior criar ou repassar Fake News, porque coloca a saúde das pessoas ainda mais em risco.
O isolamento social é necessário em situações graves como as que estamos vivendo. Um plano estratégico está em execução pelo Comitê de Crise que foi criado pelo Governo do Estado. O Estado está trabalhando com todo um planejamento preventivo, mas também para atender os casos confirmados.
Neste momento de tantas incertezas, é preciso pensar no próximo, ajudando ainda mais a quem precisa, principalmente as mais idosas, que devem evitar ao máximo qualquer saída de casa.
Entra em funcionamento a Central de Regulação de Covid-19, que vai disciplinar as internações de casos suspeitos de Coronavírus. O governador explicou a importância dessa Central de Regulação exclusiva.
O governador João Azevêdo anunciou a abertura de seleção simplificada para incrementar o quadro de profissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em caráter excepcional por conta do novo Coronavírus (Covid- 19). Serão abertas 2.443 vagas entre médicos e outros profissionais de saúde. O contrato de trabalho terá validade de 90 dias e a contratação será feita de forma gradativa, mediante necessidade de abertura de novos leitos.
O Governador João Azevêdo falou sobre os números de casos confirmados e em investigação aqui no Estado e o decreto de Calamidade Pública.
O governador João Azevêdo inaugurou, na quinta-feira (12), no Sertão paraibano, a rodovia estadual PB-383, que liga município de Lastro à divisa do Rio Grande do Norte. Iniciada em 2019, a rodovia recebeu investimentos do Tesouro Estadual superiores a R$ 1,8 milhão, beneficiando, mais de 72 mil habitantes. Outras ações também foram feitas no sertão do Estado, nas cidades de Santa Cruz, São Francisco e Cajazeiras.
A vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, entregou na quinta-feira (12), em solenidade no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, o selo social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ a 35 gestores de prefeituras paraibanas que foram reconhecidas pelas práticas desenvolvidas de promoção da equidade e igualdade dos direitos das mulheres.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar em ação movida pelo Governo da Paraíba, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e determinou que a União não tome nenhuma medida punitiva contra o Poder Executivo Estadual e autorize a liberação de operações de créditos e outros investimentos federais e com organismos internacionais.
A concretagem da ponte de 30,7 metros de comprimento e 45 toneladas, cada uma, que vai ligar os bairros de Mangabeira a Valentina Figueiredo, sobre o Rio Cuiá, na Capital, já está em período de conclusão, ao mesmo tempo em que são acelerados os serviços de compactação da parte de terraplenagem dos dois aterros de encontros da ponte. A ponte deverá estar concluída até abril, quando já poderá ser liberada para o tráfego normal de veículos.
A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) registrou um aumento de 11,41% na movimentação de cargas no mês de fevereiro, quando comparado ao mesmo período de 2019, incluindo o registro de importações e exportações, com destaque para o coque de petróleo, trigo e ilmenita.
A Paraíba, até esta segunda-feira à tarde, não tem nenhum caso de coronavírus confirmado. Apenas a Secretaria de Saúde está apta a divulgar informação verídica sobre os casos suspeitos aqui no Estado. É preciso evitar Fake News, ainda mais quando envolve um assunto dessa amplitude e importância.
Durante o programa, o governador também falou sobre a estrutura preparada para receber possíveis pacientes com coronavírus. São 32 hospitais públicos disponíveis em todo o Estado com toda a infraestrutura física e de pessoal, pronta para o melhor atendimento.
O governador João Azevêdo falou sobre os telefones que estão disponíveis para a população tirar dúvidas e se informar sobre sintomas do coronavírus, evitando, assim, a superlotação das unidades de saúde.
O comitê gestor de crise voltado para o novo Coronavírus (Covid-19) esteve reunido nesta segunda-feira (16) para debater ações de prevenção e controle da doença na Paraíba. Apesar de o Estado seguir sem registro de caso confirmado para a doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou medidas para minimizar os danos da incidência do vírus.
Saiba qual será a agenda a ser cumprida pelo governador desta semana, que inclui viagem a Brasília nesta segunda e também várias inaugurações no sertão do Estado.