Notícias

Técnicas do Cooperar participam de seminário no Recife

publicado: 04/07/2019 09h13, última modificação: 04/07/2019 09h13
cooperar.jpg

- Foto: Secom-PB

A coordenadora do Componente 3 (Alianças Produtivas) Valdecy Freire e a técnica da equipe Karollyne Amorim, do Projeto Cooperar participam do I Seminário Semear – Fida Caderneta Agroecológica – Nordeste, no auditório da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Elas estão discutindo o tema: Re-conhecendo a contribuição das mulheres rurais para a construção de um outro modelo de desenvolvimento. O seminário, que começou nessa quarta-feira (3), vai até a próxima sexta-feira (5).

O seminário, além de contribuir para a valorização das mulheres rurais, por meio de ações que mostrem os resultados sociais, ambientais, econômicos, culturais e produtivos que são resultados do trabalho diário das mulheres do campo, propõe-se a apresentar e sensibilizar as organizações parceiras do Semear internacional / FIDA, o Projeto de Formação e disseminação do uso consciente das Cadernetas Agroecológicas nos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil.

O evento visa levantar questões sobre a experiência da sistematização nacional das Cadernetas Agroecológicas e seus impactos na vida das mulheres participantes, bem como das equipes técnicas. A caderneta agroecológica é uma medição que tem como principal objetivo contribuir para o monitoramento da renda monetária e não monetária das mulheres rurais, a partir do trabalho protagonizado por elas nas suas propriedades.

Através da caderneta, as mulheres podem contabilizar o quanto investem e o quanto lucram com a produção agrícola no roçado e em casa. Com os resultados, é possível observar o aumento na renda das mulheres, criando autonomia e independência, e fortalecendo o processo de respeito e inclusão das produtoras rurais.

Nesta quarta-feira (3), após a apresentação da programação e acordos coletivos, às 8h30, elas participaram de um grupo de trabalho: Porque Sistematizar a Produção das Mulheres e Por que usar as Cadernetas Agroecológicas? Em seguida, houve a apresentação do trabalho em plenária. Depois aconteceu o lançamento do livro “Mulheres que Florescem o Semiárido Brasileiro”.

À tarde, das 14h às 18h, retorno e apresentação do trabalho em grupo; Apresentação do Projeto de Sistematização Nacional das Cadernetas Agroecológicas e a Experiência do GT de Mulheres da ANA; Apresentação da Experiência da Implementação das Cadernetas; Exibição do vídeo “Cadernetas Agroecológicas da Amazônia”; Aprendendo a preencher as Cadernetas Agroecológicas – Trabalho em grupo; acordos e encaminhamentos diários.

Na quinta-feira (4), das 8h30 às 18 horas, participam do trabalho “Os caminhos da sistematização das Cadernetas Agroecológicas: Conhecendo a produção das mulheres rurais e repensando nossa atuação! – Trabalho em grupo. Depois do almoço, farão apresentação da proposta de sistematização – Processo e instrumento (planilha); Aprendendo sobre a planilha de sistematização; Quando faremos e com quem contamos?; atividade de encerramento do dia.

No último dia do seminário, na sexta-feira (5), vivenciam o tema “Pelos caminhos da pesquisa II: Mapa da Sociobiodiversidade e Mapa da Divisão Sexual do Trabalho, Rotina Diária; tecendo juntos os caminhos do projeto: quais mulheres participaram? Quantas? Em qual território? Quem da equipe será nossa ponte? À tarde, farão apresentação dos trabalhos em grupos; avaliação e encaminhamentos e acordos e encerramento do seminário.