Semas recebe equipe do Ministério do Meio Ambiente para uma reunião sobre Planejamento Espacial Marinho

publicado: 12/06/2024 18h20, última modificação: 12/06/2024 18h20

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), recebeu, na manhã de hoje (12), a Coordenadora-Geral do Gerenciamento Costeiro, do Ministérios do Meio Ambiente e Mudança Climática(MMA), Marizez Eymael Garcia Scherer, para uma reunião com o objetivo de iniciar os diálogos no âmbito da governança estadual, relacionados ao Planejamento Espacial Marinho (PEM).

Presidida pelo coordenador técnico Adroilzo Fosneca, a reunião reafirmou a importância do alinhamento para a construção conjunta de políticas públicas em conjunto com o governo nacional. “Essa reunião reflete novos tempos, onde ouvimos, pensamos e não precisamos fazer arranjos para construir políticas estaduais, municipais e nacionais. É necessário pensar mais amplamente para construir essas políticas,” destacou Adroilzo.

O Planejamento Espacial Marinho (PEM) visa a realização de um mapeamento participativo abrangendo todo o território marinho, envolvendo a colaboração dos usuários do mar. Este projeto reflete a preocupação do governo e da sociedade com o uso sustentável dos recursos naturais costeiros, historicamente afetados por ocupações desordenadas que resultam em degradação ambiental.

A coordenadora-Geral do Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática(MMA), Mariana Scherer, apresentou a estrutura do Departamento de Gerenciamento Costeiro e Planejamento Marinho, dentro da estrutura do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática(MMA), assim como as metas. De acordo com a coordenadora, há necessidade de dialogar com cada estado costeiro para alcançar um melhor alinhamento na construção das políticas públicas e para garantir um melhor funcionamento.

“Queremos ouvir vocês e saber como podem estar participando no gerenciamento costeiro e planejamento espacial marinho e como essas duas áreas se integram na teoria e na prática. Dentro do MMA, estão integradas,” destacou.

Thiago Silva, Gerente Executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira, considerou esse momento muito importante, pois reunimos as estâncias do governo envolvidas com o objetivo de coordenar um passo inicial que permitirá a construção de uma política nacional com a participação de todos os entes. “É fundamental a participação da Paraíba nesse tipo de reunião para que estejamos preparados tecnicamente para realizar uma gestão ambiental pautada no uso do espaço marinho onde compatibiliza as diversas atividades econômicas com a conservação da biodiversidade e das manifestações sociais existentes nesse ambiente,” destacou Thiago.

A equipe do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática foi apresentada ao projeto PREAMAR, desenvolvido na Paraíba através de uma parceria entre o Governo do Estado e entidades, que realizam o diagnóstico e monitoramento ambiental de todo o litoral paraibano, visando à prevenção da erosão costeira, implantação de medidas necessárias para esta contenção e planejamento contra eventos climáticos extremos.

Participaram da reunião o diretor-presidente da CINEP, Romulo Polari; representantes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e da Companhia DOCAS da Paraíba.