Semas realiza intercâmbio de conhecimento com instituições de Pernambuco

publicado: 30/11/2023 16h30, última modificação: 30/11/2023 16h30
Semas realiza intercâmbio de conhecimento com instituições de Pernambuco

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou uma viagem ao sertão de Pernambuco para realizar visitas técnicas a duas instituições que desenvolvem ações e soluções voltadas à sustentabilidade e à agroecologia: o Serta - Serviço de Tecnologia Alternativa e o Viveiro Educativo de Arcoverde.

A viagem contou com a participação das gerências de Mudança e Adaptação Climática e de Biodiversidade e Áreas Protegidas, que realizaram o intercâmbio de conhecimento a fim de conhecer o trabalho das instituições para trabalhar os impactos causados, nas zonas de amortecimento, pelas diversas atividades produtivas convencionais.

O Serta é uma organização da sociedade civil que tem como missão formar pessoas para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas e na promoção do desenvolvimento sustentável, com foco no campo. Na ONG são oferecidos cursos técnicos de formação profissional em agroecologia para estudantes de diversas regiões do estado. Além disso, a equipe também teve contato com as ecotecnologias que o Serta dissemina, cria e implementa, buscando atender às necessidades humanas no campo das seguranças alimentar e nutricional, a serviço da agroecologia.

Para o gerente executivo de Áreas Protegidas e Biodiversidade, Thiago Silva, a experiência foi muito positiva o intercâmbio de conhecimento foi uma oportunidade de ter contato com práticas que logo serão adotadas em nosso estado através de projetos. “Estamos muito felizes em visitar o Serta, uma instituição que é referência na agroecologia e na convivência com o semiárido. Aprendemos muito sobre como esses princípios podem contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa Caatinga, um bioma tão rico e diverso Voltamos para a Paraíba inspirados e cheios de ideias para implementar as políticas públicas que estamos desenvolvendo de forma mais eficiente e eficaz”, disse Thiago Silva.

A equipe ainda visitou o Viveiro Educativo de Arcoverde, que é um projeto da prefeitura municipal que integra o Programa Cidade Verde, que visa a proteção do meio ambiente e a ampliação das áreas verdes no município. No espaço são produzidas mudas de plantas nativas e ornamentais, que são utilizadas no paisagismo da cidade e também distribuídas gratuitamente à população. Além disso, o viveiro também oferece aulas educativas sobre a preservação do meio-ambiente e a importância do plantio de mudas para crianças e jovens das escolas públicas e privadas.

O gerente executivo de Mudança e Adaptação Climática Jancerlan Gomes, destacou o trabalho realizado pelo Viveiro educativo para a comunidade. “O viveiro educativo é mais um espaço que propicia a interação entre a escola, a comunidade e o governo. Esse espaço permite que professores, alunos e a comunidade possam pensar o meio ambiente em várias perspectivas, como as de conservação e de preservação ecológica com um viés cultural associado. Então, todas essas atividades associadas à prática pedagógica ou educativa vão colaborar e estimular a participação no processo moderno de compreensão do desenvolvimento sustentável, bem como de um entendimento maior sobre os processos de mudança no clima”, disse o gerente.

A equipe ainda participou da capacitação sobre Criação, Gestão e Implementação de Reservas Particular do Patrimonio Natural (RPPN), que foi realizado através do Centro de Pesquisar Ambientas do Nordeste (CEPAN).