Semas participou de Workshop para elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil do Nordeste

publicado: 22/09/2023 12h07, última modificação: 22/09/2023 15h11
Semas participa de Workshop para elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil do Nordeste

A Secretaria estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade(Semas) participou de um Workshop para a criação do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil da região Nordeste, que aconteceu em Recife.

A atividade teve como objetivo aprofundar a discussão sobre a atuação nos cinco eixos da gestão de riscos e desastres, elencando questões regionais, para dar subsídio ao desenvolvimento de metas, e seus respectivos indicadores, no curto, médio e longo prazo.

O Chefe de Gabinete, Ederson Lucena, destacou a relevância da presença de cada Estado na construção do Plano. “Essa participação ativa da nossa região é essencial para garantir que o plano seja adequado às necessidades específicas do Nordeste. Com o conhecimento local, as preocupações e as vulnerabilidades identificadas pela população, o plano pode ser mais eficaz na prevenção, preparação e resposta a desastres naturais, como secas e enchentes. Essa participação ainda cria um senso de responsabilidade compartilhada pela segurança civil e fortalece a resiliência das comunidades nordestinas diante das mudanças climáticas e desastres, mas também promove a conscientização sobre a importância da proteção civil e ambiental em toda a região”, disse Ederson Lucena.

O Workshop foi uma realização do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Secretaria Nacional de Proteção de Defesa Civil (Sedec)  que lidera a condução das atividades do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, da qual a elaboração da proposta está sendo coordenada pelo Laboratório Hands da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Representando a Paraíba ainda participaram da atividade a diretora executiva de Proteção e Defesa Civil da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Márcia Andrade, o gerente executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Silva, a equipe da Defesa Civil estadual e representantes dos municípios de Campina Grande, Conde, Cabedelo e Junco do Seridó.