Secretaria de Meio Ambiente participa do lançamento da campanha de 2024 ‘Amigo da Praia'

publicado: 03/01/2024 15h19, última modificação: 03/01/2024 15h19
Secretaria de Meio Ambiente participa do lançamento da campanha de 2024 ‘Amigo da Praia’

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) participou, nesta quarta-feira (3), como convidada, do lançamento da edição 2024 da campanha ‘Amigo da Praia’, uma iniciativa que visa conscientizar e mobilizar a população para a limpeza e conservação das praias da capital paraibana. O evento, que foi uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), aconteceu no Centro de Capacitação dos Profissionais em Educação e contou com a presença de professores do UNIPÊ, ambientalistas e artistas.

Durante o lançamento da campanha, houve apresentações do grupo musical Bate com Lata da Emlur, que utiliza instrumentos feitos com materiais reciclados, e do grupo de teatro Amigo da Praia, que encenou uma peça sobre os problemas causados pelo lixo nas praias.

Para a gerente operacional de Educação Ambiental, Cláudia Reis, ações como essas são necessárias para que a população entenda os impactos causados pelo descarte realizado de forma incorreta.

“A participação da sociedade civil é fundamental para o sucesso da campanha e para a construção de uma cultura ambiental. O objetivo dessa campanha é mostrar os impactos visuais, biológicos, físicos e químicos dos resíduos deixados nas praias. É importante lembrar também que a sustentabilidade não pode ser contrária ao desenvolvimento econômico, mas sim, uma aliada forte para o desenvolvimento de uma cidade turística como João Pessoa”, destacou Cláudia.

A campanha deste ano é uma continuação do projeto que começou em 2020 e que já recolheu mais de 10 toneladas de lixo das praias de João Pessoa. A expectativa é que, neste ano, o número de voluntários e de parceiros aumente e que a campanha se estenda para outras praias do litoral paraibano. A primeira ação acontece no próximo sábado (8), na Praia de Tambaú.