Inovação e Sustentabilidade: Secretaria do Meio Ambiente lança desafio durante Hackathon que acontece na Expotec 2024

publicado: 08/08/2024 21h04, última modificação: 08/08/2024 21h06

A Secretária Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, apresentou na manhã de hoje(08) um desafio para os mais de 200 jovens participantes da maratona Hackathon. O lançamento ocorreu no Centro de Convenções de João Pessoa, durante a 10ª edição da feira de tecnologia EXPOTEC.

Durante a apresentação, a secretária destacou os problemas enfrentados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em todo o estado da Paraíba. As questões abordadas incluem desde as mudanças climáticas até a conservação dos Biomas Caatinga e Mata Atlântica.

“Fiz uma apresentação sobre a problemática e, como mencionei para eles, aguardo soluções exequíveis, que possamos realmente tirar do papel e que impactem positivamente a vida das pessoas. Soluções que possam ser pensadas em uma escala macro, utilizando tecnologias para resolver problemas ambientais, com aplicabilidade e impacto”, afirmou Rafaela Camaraense.

O objetivo do “Hackathon – Camping Digital” é promover uma maratona de ideias e soluções inovadoras desenvolvidas por estudantes de graduação de diversas áreas do conhecimento. As soluções devem ser criadas com base no tema: Sustentabilidade Digital e Inovação para um Futuro Viável. A maratona terá duração de 34 horas, permitindo o revezamento entre os integrantes das equipes para descanso e alimentação.

Após a apresentação da problemática, as equipes tiveram uma hora para tirar dúvidas, conforme a metodologia do Hackathon, com uma equipe de mentores formada pela equipe técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A avaliação dos projetos será realizada por uma banca composta por até quatro integrantes com formação e experiência na temática. Os vencedores serão anunciados no dia 9 de agosto de 2024, no encerramento do Hackathon. As três equipes melhor avaliadas pela banca julgadora receberão apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ/PB), sendo a primeira fase no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável (PMV), liberado em parcela única e a segunda fase no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais.

Sobre o Hackathon:

O Hackathon – Camping Digital será realizado de forma totalmente presencial. Sua programação inclui a aplicação de metodologias de ideação, palestras, mentorias e avaliações para selecionar as melhores soluções desenvolvidas.

O evento será coordenado por uma Comissão Organizadora composta por membros da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (SECTIES), da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ), da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Esta comissão será responsável por designar e convidar os mentores e avaliadores.