Notícias

Em Brasília: Paraíba participa do Seminário sobre o Planejamento Espacial Marinho da Amazônia Azul

publicado: 26/09/2023 20h09, última modificação: 26/09/2023 20h21
Em Brasília: Paraíba participa do Seminário sobre o Planejamento Espacial Marinho da Amazônia Azul

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) está participando do Seminário sobre o Planejamento Espacial Marinho (PEM) da Amazônia Azul, que discute o ordenamento territorial e uso sustentável do espaço marinho de todo o País. O evento acontece até quarta-feira(27).

 O primeiro dia do evento foi marcado com a participação da Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, durante a realização do Seminário: Desenvolvimento das Definições Estratégicas para o Planejamento Espacial Marinho da Amazônia Azul, que aconteceu na sede do Ibama em Brasília. Durante os dois últimos dias do evento, que  ocorre na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a programação segue com a realização de oficinas de capacitação em ferramentas metodológicas para elaboração de planejamento espacial marinho, como o Sea Sketch, que permite a elaboração de modelos de gestão a partir do mapeamento participativo da sociedade que se utiliza do mar, como pescadores e marisqueiras, perpassando por operadores de portos e outras atividades no mar aberto (plataformas petrolíferas, parques eólicos offshore).

 Participam ainda entidades estrangeiras do Estados Unidos, Suécia e Portugal, que trouxeram suas experiências sobre Planejamento Espacial Marinho (PEM) de seus países, bem como pesquisadores de importantes universidades brasileiras com resultados de pesquisas que contribuirão para a elaboração daquele que será elaborado para o Brasil.

 Para o gerente executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira, Thiago Silva, a participação da Paraíba é fundamental para que possamos planejar o uso do território marinho acerca da sustentabilidade: “Essa participação ativa do nosso Estado neste evento, garante que estejamos preparados tecnicamente para realizar uma gestão ambiental pautada no uso do espaço marinho onde se compatibiliza as diversas atividades econômicas com a conservação da biodiversidade e das manifestações sociais existentes neste ambiente. Além disso, o compromisso de tantas instituições com esta mesma finalidade, demonstra a vontade existente de se fazer algo grandioso pelo meio ambiente no âmbito da nação brasileira”, afirmou o gerente.

 A implementação do Planejamento Espacial Marinho Brasileiro (PEM), deve acontecer até o ano de 2030, e trata-se de um compromisso firmado entre os Estado em 2017, durante a Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas.