Notícias

Educação Ambiental: Semas Inicia Módulo de Agrofloresta para Jovens do Projeto Social em Cruz do Espírito Santo

publicado: 14/08/2024 14h11, última modificação: 14/08/2024 14h11
Educação Ambiental: Semas Inicia Módulo de Agrofloresta para Jovens do Projeto Social em Cruz do Espírito Santo

Na última terça-feira (13), a Gerência de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira da Semas iniciou o módulo sobre agroflorestas para os alunos do Projeto Kinder, no município de Cruz do Espírito Santo. O módulo faz parte do curso “Educação Ambiental: Fortalecendo a Juventude do Campo e a Inclusão Social”, que atende cerca de 40 jovens.

 O curso, oferecido pela Associação Centro Rural de Formação (ACRF), é classificado como profissionalizante e tem como objetivo promover ações que contribuam para a transformação do município, valorizando a atuação dos jovens no campo e na cidade.

 Thiago Silva, gerente executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira que está ministrando o módulo, destacou a importância da Semas em atuar em projetos como esse. “A participação da Semas em iniciativas como o Projeto Kinder é fundamental para promover a educação ambiental e fortalecer a juventude do campo. Nossa expertise em agrofloresta e sustentabilidade permite que compartilhemos conhecimentos valiosos, capacitando os jovens a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades. É gratificante ver o impacto positivo que essas ações têm no desenvolvimento socioambiental e na inclusão social”.

 O curso abrange temas como desenvolvimento sustentável, conscientização de direitos, produção de alimentos saudáveis, promoção social e igualdade de gênero, raça e etnia, que são acompanhadas de atividades práticas e intercâmbios. Com duração de 11 meses, o curso está previsto para ser concluído em abril de 2025.

 O educador do projeto e coordenador da ACRF destacou a importância do curso para o município. “Formar jovens como Agentes de Desenvolvimento Local (ADL) em meio ambiente e transformação da realidade social, econômica e ambiental é a meta principal do nosso projeto. Queremos que eles permaneçam em seus espaços e se tornem cidadãos que contribuam com o senso de coletividade, promoção socioambiental e econômica”.

 A Semas dará continuidade às suas atividades nos dias 20, quando será realizada uma aula prática para que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e consolidem seu aprendizado, e no dia 30, com o início de uma nova turma. A participação da Semas será encerrada no dia 6 de setembro.