Notícias

SERI atua na repatriação de paraibanos que estão fora do Brasil

publicado: 08/06/2020 11h01, última modificação: 08/06/2020 11h01

Repatriação 1O trabalho da Secretária de Representação Institucional nas relações internacionais tem sido de grande importância para os paraibanos que estão fora do país.  A SERI tem atendido estudantes e servidores que estão em outras nações nas questões referentes a repatriação.

Após o início da pandemia da COVID-19, o secretário Executivo, Adauto Fernandes, junto à toda equipe da Secretaria, buscou a repatriação de estudantes paraibanos, que estavam na Colômbia, na Argentina e na Bolívia, que tiveram seus voos de volta para o Brasil cancelados, por causa do isolamento social.

Dentro do Projeto Gira Mundo, a SERI esteve presente na resolução de embarque de alunos que faziam o intercâmbio na Argentina e na Colômbia. Eram jovens entre 15 e 17 anos que tiveram dificuldades no retorno para o Brasil, por causa do grande número de cancelamentos por parte das companhias aéreas. A secretaria entrou em contato com as embaixadas dos países, enviando e-mails e solicitações, sensibilizando as autoridades responsáveis e conseguindo trazer os estudantes de volta ao Estado da Paraíba.

Já na Colômbia, a Secretaria buscou meios urgentes de repatriação do estudante de Medicina, Claudio Facundo, que ficou impedido de sair do país não ter o nome na lista de migração. Por meio de contato com o Consulado de Puerto Iguzu, a SERi conseguiu, via Itamaraty, a disponibilização de uma advogada que viabilizasse o processo de inclusão do nome do estudante na lista para que ele voltasse ao Brasil.

“As ações de repatriação continuam sendo atendidas para os paraibanos que procuram a secretaria, em Brasília. Nossa função é atuar junto aos órgãos de relações internacionais, viabilizando a busca de soluções nesse momento de tantas dificuldades em todos os países. ”, destacou o secretário Adauto Fernandes.