Notícias

Secretaria de Representação Institucional celebra 40 anos de existência com muitas conquistas para o governo da PB

publicado: 03/03/2020 09h07, última modificação: 05/03/2020 13h34
Equipe da Secretaria de Representação Institucional

O órgão, inicialmente surgiu como um escritório de representação e teve como representantes, os saudosos Vital do Rêgo, Ronaldo Cunha Lima, além de Inaldo Leitão, Lindolfo Pires e Ricardo Barbosa, dentre outros. Atualmente, a SERI é comandada pela advogada Suely Santiago, como Secretária Estadual e pelo gestor público e jornalista Adauto Fernandes, como Secretário Executivo.

Nessas quatro décadas, a Secretária vem ampliando a captação de investimentos em todas as áreas: “Estar à frente da SERI, em uma data tão especial como essa, é muito gratificante. Ver nosso trabalho gerando bons frutos para Paraíba é o que nos motiva a continuar trabalhando em busca convênios e recursos que tragam crescimento aos paraibanos. Neste dia 02 de março o sentimento é de que estamos cumprindo nosso papel aqui em Brasília”, comemora a secretária Suely Santiago.

Entre as atuações da SERI, está a função de dialogar com a bancada federal paraibana, formada por 12 deputados federais e 3 senadores, demostrando e apresentando aos parlamentares as necessidades de investimentos em setores específicos, como Educação, Saúde, Turismo e Segurança Pública, entre outros. O órgão também é o principal elo entre o Executivo Estadual e o Federal, pois é por meio dessa interlocução que são articuladas todas as reuniões entre o Governador João Azevedo e secretários de Estado com os ministros e autoridades de diversas instituições.

Para o Secretário Executivo, Adauto Fernandes, essa interação tem um papel fundamental no trabalho de busca de recursos para a melhoria da qualidade de vida da população: “Estamos, a todo o momento, possibilitando esses encontros aqui em Brasília, para que novas verbas e obras cheguem ao nosso Estado. Ao longo desses 40 anos da SERI, só temos que comemorar as inúmeras conquistas alcanças, através do nosso empenho”, destacou.

A SERI também atua como o órgão estadual responsável pela divulgação da Paraíba em nível internacional, levando as potencialidades do Estado da Paraíba a empresários estrangeiros. Um exemplo dessas articulações é a chegada de novos investidores de países como o Japão e Espanha. “Uma das nossas missões é demonstrar os inúmeros benefícios que se tem ao investir nas cidades paraibanas. Não medimos esforços para atrair empresas que gerem emprego e renda para o nosso povo”, ressalta a Secretária Suely Santiago.

Nos últimos anos, a SERI vem trabalhando em busca de novos projetos e ações para nosso Estado. Como os mais de R$ 30 milhões conquistados para melhorar a Educação das escolas estaduais, a liberação de R$ 51 milhões para os hospitais paraibanos. Nossa secretaria também auxilia nos trâmites que viabilizam os programas estaduais, no âmbito internacional, como a “Paraíba Rural Sustentável e o Gira Mundo”, explica Adauto.

registrado em: