Paraíba participa do 14º Salão do Artesanato, em Brasília

publicado: 25/10/2021 10h57, última modificação: 25/10/2021 10h57

Arte, saberes, cultura e tradição se unem mais uma vez para apresentar a diversidade da produção artesanal brasileira no 14º SALÃO DO ARTESANATO. De 27 a 31 de outubro de 2021, na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, aproximadamente 500 artesãos de todas as unidades da federação se reúnem para um dos maiores eventos do País. A mostra ficará aberta à visitação do público das 10h às 22h, com entrada franca. Realizado anualmente pela Rome Eventos, o 14º SALÃO DO ARTESANATO vai apresentar o trabalho de artesãos selecionados regionalmente por meio do PAB - Programa do Artesanato Brasileiro. Sob o tema “Raízes Brasileiras”, os artistas estarão em Brasília, com estandes individuais para a mostra peças e fechamento de parcerias.

A Paraíba participará do evento que marca a retomada das atividades comerciais pós-pandemia. Os artesãos paraibanos demonstrarão toda a cultura nordestina através de peças produzidas com riqueza de detalhes e que contam a história do povo paraibano. “Esse retorno envolve o trabalho de vários segmentos do setor de eventos e turismo da cidade e acontece em um momento que as pessoas estão mais seguras para sair de casa. O impacto, além de econômico é também emocional, pois é muito importante voltar a mobilizar o setor”, observa Leda Alves, diretora executiva da Rome Eventos.

O 14º SALÃO DO ARTESANATO também vai apresentar a tradicional Praça dos Mestres (que destaca a obra de grandes nomes da área no Brasil) e uma inédita Rodada de Negócios para os artesãos. Destaque para a ambientação, pensada para conjugar artesanato, arquitetura e design, mostrando todo o requinte da arte feita manualmente.

MESTRES ARTESÃOS

Além de expor e comercializar produtos, profissionais de grande destaque nos diversos estados brasileiros ocuparão um espaço de prestígio: a Praça dos Mestres. O ambiente vai servir de palco para mestres artesãos produzirem ao vivo suas peças e produtos, conversarem com os visitantes e até explicarem seu processo de trabalho.

RODADA DE NEGÓCIOS

Pela primeira vez o SALÃO DE ARTESANATO realizará uma Rodada de Negócios no âmbito da mostra. Com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro a Rodada receberá lojistas presencialmente, seguindo o modelo de visita livre aos estandes, mas também permitirá a possibilidade de negociação com lojistas de forma virtual, no modelo de agendamento prévio, por meio de link que foi disponibilizado para inscrições de lojistas e artesãos. virtual para exposição das peças, possibilitando ao artesão contar um pouco de sua história e de seus produtos. “Essa é uma grande oportunidade para que os artesãos paraibanos possam realizar grandes negócios nessa retomada da exposição. No Salão do Artesanato, a Paraíba será novamente mostrada ao mundo e os nossos artistas serão, mais uma vez valorizados, por meio do apoio dado pelo governo do estado para que eles tenham o seu sustento através da arte”, destacou o secretário executivo da SERI, Adauto Fernandes.

O SALÃO DO ARTESANATO acontecerá em Brasília,  na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, de 27 a 31 de outubro, das 10h às 22h, com entrada franca e respeitando as normas sanitárias de combate à COVID 19.