No Dia mundial da Língua Portuguesa embaixador de Portugal confirma agenda na Paraíba

publicado: 06/05/2023 00h28, última modificação: 06/05/2023 00h28

O secretário executivo da Representação Institucional do Governo do Estado, Adauto Fernandes esteve reunido com o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e confirmou que o embaixador visitará a Paraíba no próximo dia 19 de junho, com o objetivo de aprofundar as relações em nível cultural, social e também empresarial e econômica.

O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 05 de maio, dia mundial da Língua Portuguesa.

De acordo com Adauto, o embaixador cumprirá uma extensa agenda de reuniões com o governador João Azevêdo, prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, além de participar da inauguração e posse da nova diretoria da Câmara do Comércio Brasil Portugal, de encontros com empresários portugueses e comunidade Luso-Brasileira, Fecomércio, Fiep e representantes do departamento de línguas da Universidade Federal da Paraíba.

O Maior São João do Mundo e o Salão do Artesanato de Campina Grande, também irão receber o embaixador português.

“Portugal tem uma grade conexão com a Paraíba, seja na história, na cultura e nas relações comerciais. Ultimamente, nosso estado recebeu inúmeros portugueses que querem investir no mercado imobiliário e o embaixador quer discutir como o governador a possibilidade de um voo de Portugal para João Pessoa e o intercambio do programa Conexão Mundo, onde já tivemos estudantes paraibanos em Portugal, além da pauta comercial e de parcerias importantes em diversas áreas”, disse Adauto Fernandes.

O embaixador, por sua vez, frisou a intenção que o país europeu possui em ampliar a relação com a Paraíba, especialmente em relação à educação, cultura e ampliação das relações comerciais.

Ele agradeceu o bom relacionamento, o respeito, a admiração e a consideração que a Paraíba tem pela comunidade portuguesa e disse acreditar que isso se manterá no futuro. “Essa é uma relação institucional e constante onde o que interessa é melhorar e desenvolver as relações com o Brasil e as autoridades brasileiras. Precisamos aumentar e estreitar as relações comerciais e empresariais em áreas transversais que possam interessar a Paraíba”, afirmou Luís Faro Ramos.