Notícias

Com auxílio da SERI, paraibana encontrada na Ucrânia, chega à Paraíba

publicado: 11/04/2022 00h13, última modificação: 11/04/2022 00h13

Neste domingo (11), a paraibana que estava desaparecida na Ucrânia, Silvana Pilipenko, retornou à Paraíba. A artesã ficou 26 dias sem contato com os familiares, que mantiveram reuniões com as embaixadas da Ucrânia no Brasil e do Brasil na Ucrânia, além do contato constante com o Ministério das relações Exteriores. Todo o trabalho de busca pela paraibana teve a participação da Secretaria de Representação da Paraíba, com o suporte do seu secretário executivo, Adauto Fernandes, e de toda a equipe da secretária.

"O governador João Azevedo autorizou todos os procedimentos de busca e repatriação da paraibana Silvana, através da SERI. Estamos muito felizes com esse reencontro e com o retorno dela ao seio familiar", destacou Adauto Fernandes.

Silvana Pilipenko, que é casada com um ucraniano e foi localizada em uma residência sem serviço de telefonia e internet, o que a impedia de entrar em contato com os familiares. A SERI realizou videoconferências e reuniões para ajudar os familiares a localizar a artesã. Ele desembarcou na Paraíba na tarde deste domingo, junto com seu esposo e sua sogra, onde reencontrou familiares e amigos, em segurança.