Notícias
Paraíba é destaque em revista 'Planejamento e futuro' lançada pela Conseplan
A participação popular tendo papel decisivo no planejamento estratégico da Paraíba foi destaque na revista "Planejamento e futuro", lançada nesta quinta-feira (5) no 91º Fórum Nacional de Secretários do Planejamento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), em Brasília.
A revista, que traz contribuições das secretarias de Planejamento de todos os estados e do Distrito Federal, destacou iniciativas para a gestão pública no Brasil e foi distribuída aos participantes do evento. Acesso à revista completa clicando aqui.
A publicação foi criada com o intuito de fomentar a interação entre os envolvidos no processo de planejamento público no país, servindo como uma plataforma para a troca de ideias, apresentação de propostas e divulgação dos resultados das gestões de planejamento em cada estado.
No caso da Paraíba, além do destaque para o trabalho consistente na garantia da sustentabilidade econômica que vem sendo realizado pelo Governo, também foram ressaltados temas como a posição alcançada pelo estado em rankings como o de Competitividade 1º do Nordeste pela Centro de Liderança Pública (CLP), o Nota A pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e rating AAA (avaliação AAA) pela S&P Global Ratings.
Outros temas referidos na matéria foram a possibilidade de visualização no Portal da Transparência das execuções feitas de demandas advindas do Orçamento Democrático Estadual (ODE) (além dos marcadores para políticas para Homens, Mulheres, População LGBTQIAPN+, Crianças e Adolescentes e Populações Tradicionais), e o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão por Resultados que está sendo implantado, fruto do Projeto Profisco, financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Artigo - A revista também conta com o artigo "A importância do planejamento a longo prazo para o Brasil", assinado pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins. "Como praticado por outras nações, o planejamento de longo prazo é conhecido como um fator crucial para a criação de economias resilientes e sociedades justas e inclusivas", ressalta.