Notícias

Terceiro dia da Sepog é voltado para revisão do PPA 2024/2027

publicado: 11/09/2024 13h46, última modificação: 11/09/2024 13h46

Foto: Delmer Rodrigues

Foto: Delmer Rodrigues

Com o tema "Revisão do PPA 2024/2027", a Seplag deu continuidade nesta quarta-feira (11) a terceira edição da Semana Estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão. O evento acontece até a próxima sexta (13) no auditório da Funad.

O diretor de planejamento Jakson Amâncio destacou a importância do plano plurianual (PPA) como um instrumento de planejamento balizador de políticas públicas que visem atender a soeicade. "É um instrumento de governança, onde tem as orientações, as diretrizes que são balizadoras das políticas públicas", explicou.

Segundo ele, capacitar os gerentes de finanças e orçamento das secretarias significa dar mais eficiência ao orçamento do estado como um todo. "Quando você convida esses servidores para um momento como esse, você está convidando eles para que passem a enxergar a LOA como um vínculo do PPA. Na LOA você tem as ações e no PPA você tem os objetivos e as metas. Essas ações, que é a parte orçamentária da LOA, elas que irão financiar a política pública que chega à população. Pensar esse recurso é pensar em um orçamento integrado ao PPA. Assim você consegue ter gastos reduzidos e um aprimoramento dos instrumentos de planejamento", disse.

Já o secretário executivo da Seplag, Júnior Caroé, que fez a mediação da mesa na manhã desta quarta-feira, ressaltou a importância da Sepog. "A III Sepog tem se consolidado como um espaço essencial para o fortalecimento da administração pública na Paraíba", falou.

"Este espaço formativo é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das capacidades técnicas dos servidores, promovendo o intercâmbio de boas práticas e garantindo a eficácia na aplicação dos recursos públicos", complementou Júnior Caroé.

Programação - Nesta quinta-feira (12), será realizado o painel "Diretrizes para elaboração da PLOA 2025"; e, finalizando a semana, ocorrerá o painel "Emendas Impositivas - aspectos normativos".