Orçamento Democrático Estadual reúne conselhos regionais das 14 regiões geoadministrativas

publicado: 03/04/2024 14h43, última modificação: 08/04/2024 14h35

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e Orçamento Democrático Estadual, iniciou no último dia 23 de março, uma série de reuniões ordinárias com os conselhos regionais das 14 regiões geoadministrativas. O objetivo principal é eleger o conselho estadual, que representará as regiões nas pautas de liberadas pelo Governo.

Além da eleição do Conselho Estadual, também está sendo apresentado aos conselheiros recém-empossados, o Regimento Interno, para aprovação, e definição de comissões temáticas para tratar das obras, ações e demandas encaminhadas pelo ODE.

Segundo o secretário executivo do Orçamento Democrático, Júnior Caroé, essa é uma pauta importante a ser deliberada com os conselheiros. “Iniciamos as reuniões nas regiões de Itabaiana, Damião, Mamanguape e Guarabira, dialogando e construindo caminhos que serão traçados para as ações do conselho estadual que está sendo eleito pelos próprios conselheiros”, informou o secretário.

Caroé informou ainda sobre a aprovação do regimento e a formação das comissões. “Também estamos apresento aos conselheiros, o Regimento Interno, que deve ser aprovado ou não por eles, e montando comissões temáticas para tratar especificamente cada pauta nas suas próprias especificações”, disse.

As reuniões dos conselhos seguem na próxima semana nas regiões de Cajazeiras (01/04), Sousa (02/04), Pombal (03/04) e Catolé do Rocha (04/04), Patos (05/04), seguindo na semana seguinte em Itaporanga (08/04), Princesa Isabel (09/04), Monteiro (10/04), Campina Grande (11/04) e João Pessoa (13/04).

O resultado final com os nomes dos conselheiros eleitos para formar o Conselho Estadual, será divulgada nos canais de comunicação do governo, ao final de todo o processo.

Sobre o Conselho - O Conselho do Orçamento Democrático Estadual é um espaço de participação popular destinado a discussões acerca da realidade local e das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nas Regiões Geoadministrativas e é composto por conselheiros/as regionais e conselheiros/as estaduais, democraticamente eleitos/as, em votação aberta, nas Assembleias Microrregionais e Regionais, respectivamente.