Sepog debate importância do Orçamento Democrático para efetividade das políticas públicas

publicado: 26/10/2023 10h14, última modificação: 26/10/2023 10h14

Com os painéis "Normatização do Orçamento Democrático: a efetividade da institucionalização democrática na cultura do planejamento" e "Experiências de participação institucionalizada (4ª e 12ª Região), a Seplag deu seguimento nesta quarta-feira (25) a segunda edição da Semana de Planejamento, Orçamento e Gestão, cujo principal público, hoje, foram articulares e gerentes regionais do Orçamento Democrático.

O secretário Gilmar Martins destacou que a Sepog tem por fim realizar a reflexão sobre as atividades desenvolvidas pela Seplag e uma delas é o trabalho dos articuladores do ODE, figuras tão importantes no desenvolvimento democrático do estado. "A medida que reavaliamos as atividades desenvolvidas no âmbito do Orçamento Democrático Estadual, podemos aprimora o diagnóstico de cada região, feito incialmente a partir da leitura de dados e evidências, com a leitura que a própria população faz das necessidades do seu território e, desta forma, continuamente aprimorarmos as políticas públicas", disse.

Já o secretário executivo do ODE, Júnior Caroé, destacou a importância da Sepog como um momento de potencializar o que cada servidor faz de melhor. "A Seplag tem três vertentes: de planejamento, de diálogo com a população e de diálogo com o setor produtivo. São três grandes áreas da Seplag e nada mais justo que apresentar o que está sendo feito por cada uma para que entendamos que não funcionamos de forma separada. Somos uma única secretaria que tem uma grande missão de dialogar com setores estratégicos da sociedade para aprimorar as políticas públicas do governo", ressaltou Caroé.

O evento está ocorrendo no auditório da PBTur, das 9h às 12h15, e contou com os painelistas Lais Dantas de Araújo, José Francisco de Sousa Júnior, da 4ª Região, e André Marcos Neves Mello, da 12ª Região. Nesta quinta (25), por sua vez, será a vez do painel "Metodologia de Monitoramento e Avaliação dos Instrumentos de Planejamento: Um estudo de caso – PPA".